https://matogrossomais.com.br/wp-content/uploads/2020/04/329624.jpg

PANDEMIA

Com 26% do total de municípios atingidos, região oeste requer mais investimentos

JLSIQUEIRA / ALMT

No início de abril, não havia nenhum caso de coronavírus (Covid-19) nos 22 municípios da região oeste de Mato Grosso. Mas, 25 dias depois, já são 27 casos, em oito municípios e dois óbitos. Com uma curva de contágio ascendente, a região que possui mais de 300 mil habitantes e faz fronteira com a Bolívia já concentra 18% de mortes, 9,2% dos casos e 26% do total de cidades onde a doença foi confirmada até essa quarta-feira (29).

Preocupado com as próximas semanas, o deputado estadual Dr. Gimenez (PV) cobra da gestão estadual mais atenção à região e também aporte financeiro para estruturar a rede de atendimento para receber os pacientes, principalmente em municípios como Cáceres, Pontes e Lacerda e São José dos Quatro Marcos, que possuem hospitais aptos para o serviço.

“Já fiz uma indicação, há duas semanas, quando tínhamos apenas sete casos confirmados na região, de instalação emergencial de quatro novos leitos de UTI [Unidade de Terapia Intensiva] em pontos estratégicos, que são os municípios de Quatro Marcos e Pontes e Lacerda, o que evitaria deslocamentos desnecessários para Cáceres ou Cuiabá, onde temos os hospitais de referência, isso inclusive reforçaria a descentralização da saúde que é uma bandeira minha como médico”.

O parlamentar lamenta que as demandas ainda não tenham sido atendidas pelo poder executivo. Enquanto isso, o número de casos confirmados vem aumentando. Do total de 292 até ontem (29) – dados da Secretaria de Estado de Saúde -, 27 eram na região oeste: Cáceres (07), Mirassol D’Oeste (08), Quatro Marcos (06), Rio Branco (02), Vila Bela da Santíssima Trindade (01), Pontes e Lacerda (01), Lambari D’Oeste (01) e Conquista d’Oeste (01).

Já os óbitos aconteceram em Cáceres e Mirassol D’Oeste, respectivamente, um paciente idoso, 82 anos, e uma estudante de 24 anos. Em Mato Grosso, são 11 óbitos confirmados. “Temos inclusive um relatório da Defensoria Pública e do Ministério Público pedindo pela interiorização dos leitos de UTI, pois o Hospital Regional mais próximo fica em Cáceres, distante 220 km de Pontes e Lacerda”, destaca o deputado que é favorável à reestruturação da rede.

Veja Mais

Deixe seu Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *