ALMT - Posto TRE - Abril

OPERAÇÃO ARARATH

MPF diz que conselheiro desceu 16 andares correndo para destruir cheques

DA REDAÇÃO / MATO GROSSO MAIS
[email protected]

De acordo com o Ministério Público Federal (MPF) o conselheiro afastado do Tribunal de Contas do Estado (TCE), Waldir Teis, desceu 16 andares de escada correndo para esconder e destruir cheques com valores absurdamente alto, durante a deflagração da 16ª fase da Operação Ararath, no dia 17 de junho.

O conselheiro foi filmado e fotografado durante sua tentativa, mas não chegou a ser preso em flagrante por sua prerrogativa de foro, por ocupar um cargo equivalente ao de magistrado. E só foi preso na manhã desta quarta-feira (01), Teis se apresentou na sede da Polícia Federal.

O mandado de prisão foi expedido pelo ministro do Superior Tribunal de Justiça (STJ), Raul Araújo, que impôs sigilo no caso. Mesmo assim, a informação chegou ao conhecimento do conselheiro nesta terça-feira, dia 30 de junho.

O conselheiro afastado teria aproveitado que os policiais estavam concentrados vasculhando uma sala em seu escritório e pegou os talões de cheques para se desfazer. Ele os descartou numa lixeira do prédio, mas, como foi flagrado, os policiais conseguiram recuperar os documentos.

Os cheques são de empresas ligadas à organização criminosa que, em tese, é composta por Waldir Teis, entre outros poderosos políticos de Mato Grosso. Os canhotos somam o valor de R$ 450 mil.

Waldir foi denunciado por tentativa de obstrução de justiça durante a Operação Gerion, 16ª fase da Operação Ararath.

A denúncia que Teis teria tentado destruir provas, foi apresentada nesta terça-feira, dia 30 de junho. A tentativa de esconder os chegues em uma lixeira, enquanto a PF cumpria mandado de busca e apreensão em seu escritório, em Cuiabá, aconteceu no dia 17 de junho, durante a deflagração da 16ª fase da Operação Ararath.

Teis prestou depoimento à Polícia Federal, nesta quarta. Ainda hoje, passará por exame de corpo e delito e será encaminhado a uma cela de “estado maior”, em razão da prerrogativa de foro que possui. A tendência é de que seja levado para o Centro de Custódia de Cuiabá (CCC).

O flagrante 

O Ministério Público Federal (MPF) denunciou nesta terça-feira (30) ao Superior Tribunal de Justiça (STJ) o conselheiro do Tribunal de Contas do Estado do Mato Grosso, Waldir Teis. A denúncia descreve a tentativa do conselheiro afastado de embaraçar a atividade da Polícia Federal, no âmbito da Operação Ararath, que, em 17 de junho, cumpria mandados de busca e apreensão em seu escritório em Cuiabá.

Teis, ao notar que os policiais se concentravam em uma segunda sala, recolheu uma série de talões de cheques com cifras milionárias e outras folhas assinadas, mas ‘em branco’, ainda não analisada pelas autoridades, mas acabou sendo flagrado. O material, que havia sido jogado em uma lixeira, foi recolhido.

Foram deferidos pelo STJ os pedidos de afastamento de sigilo bancário de diversas sociedades empresárias; o levantamento e utilização de dados de inteligência financeira de pessoas físicas e jurídicas; o afastamento do sigilo telefônico/telemático de alguns investigados, e busca e apreensão a ser realizada em locais ligados a pessoas investigadas, além do compartilhamento de dados com a Receita Federal do Brasil.

Veja Mais

Deixe seu Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *