https://matogrossomais.com.br/wp-content/uploads/2020/09/187024-785x466-1.jpg

ALMT - Posto TRE - Abril

NA COMISSÃO DESDE NOVEMBRO

Projeto de Ulysses sobre Liberdade Econômica aguarda parecer da CCJR

DA ASSESSORIA / FERNANDA TRINDADE
[email protected]

Karen Malagoli

O deputado Ulysses Moraes apresentou em julho de 2019, um Projeto de Lei Complementar que institui a Declaração Estadual de Direitos de Liberdade Econômica. O PLC 61/2019 que visa estabelecer normas de proteção à livre iniciativa e ao livre exercício de atividade econômica em Mato Grosso, já foi aprovado em primeira votação no plenário, no dia 13 de novembro de 2019. Contudo, desde o dia 22 de novembro aguarda um posicionamento da Comissão de Constituição, Justiça e Redação para ir à segunda votação.

“Esse projeto é extremante importante para economia e desenvolvimento de Mato Grosso, mas infelizmente já está há muito tempo parado na Comissão de Constituição, Justiça e Redação da Assembleia legislativa do Estado de Mato Grosso”, disse Moraes.

Para o deputado, é nítido que um dos problemas na economia do Estado é o forte aumento de tributos e a burocracia para investir e manter uma empresa. “Por isso, buscando a melhoria do ambiente de negócios no âmbito estadual, esse projeto é tão necessário”, enfatizou o parlamentar.

Esse projeto foi baseado em uma Medida Provisória de nº 881, que foi transformada na Lei nº 13.874/2019, que elabora a Declaração de Direitos de Liberdade Econômica do Governo Federal. Mas, como em Mato Grosso existe uma carência de melhor regulamentação e internalização para aplicação dessa lei, o deputado encaminhou esse PLC de sua autoria aos 141 municípios do estado.

“Esse projeto traz entre outros benefícios, a definição de atividades de baixo risco para fins de dispensa da necessidade de quaisquer atos públicos de liberação das atividades econômicas. Isso, sem deixar de resguardar o direito dos municípios mato-grossenses de realizarem a sua própria definição do que seria uma atividade de baixo risco”, destacou o deputado.

Apesar de não ser necessária uma Lei Municipal para regulamentar a Lei de Liberdade Econômica Federal, pelo menos cinco municípios de Mato Grosso seguiram essa tramitação, sendo que Sinop e Várzea Grande já aprovaram a declaração.

Porém, há 10 meses, o PLC aguarda parecer da Comissão de Constituição, Justiça e Redação da ALMT para ir à segunda votação em plenário.

Veja Mais

Deixe seu Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *