https://matogrossomais.com.br/wp-content/uploads/2020/09/transportegado.jpeg

CONTRABANDO

Polícia apreende carga com 120 bois vivos vindos do Paraguai

Uma operação da Agência de Defesa Sanitária Animal e Vegetal de Mato Grosso do Sul (Iagro-MS), com apoio da Departamento de Operações de Fronteiras (DOF), apreendeu nesta quarta-feira, 23, em Ponta Porã (MS), uma carga com 120 bois vivos que saíram do Paraguai com destino ao município de Anastácio (MS). O valor da carga é estimado em R$ 240 mil.

“A Guia de Trânsito Animal que acompanhava a carga era falsa e não tinha origem. Os animais apreendidos são bezerros com até 14 meses de idade. Eles foram recolhidos e serão encaminhados para o abate sanitário, onde posteriormente serão descartados”, diz Daniel Ingold, presidente do Iagro-MS.

Segundo Ingold, a entrada desses animais por contrabando representa um risco à segurança sanitária do estado e pode prejudicar as ações previstas dentro do Plano Estratégico do Programa Nacional de Erradicação e Prevenção da Febre Aftosa (PNEFA).

“Não há como saber se esses animais são vacinados. Isso coloca em risco o nosso trabalho feito no combate à aftosa”, comenta o presidente do Iagro.

A suspeita é de que os bezerros foram contrabandeados do Paraguai pelo preço mais barato em relação ao Brasil.

Atualmente, a média de preço no mercado interno é de R$ 2 mil. Os motoristas do três caminhões que transportavam a carga foram presos e devem responder pelo crime de contrabando.

Veja Mais

Deixe seu Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


ÚLTIMA ATUALIZAÇÃO

  • 24 de setembro de 2020 às 20:24:23