https://matogrossomais.com.br/wp-content/uploads/2020/11/ViewImage-1.png

EFICIÊNCIA E INOVAÇÃO

Novo reservatório de água entra em operação no Porto

Divulgação

A comunidade cuiabana ganha uma importante estrutura de abastecimento de água tratada. O reservatório apoiado (RAP) Porto, com capacidade para um milhão de litros, já está pronto e operando. Construído pela Águas Cuiabá, empresa do Grupo Iguá, a unidade fortalece o Sistema Central de Abastecimento de Água (SAA Central), beneficiando diretamente a 56 mil pessoas.

A implantação do RAP colabora com a ampliação da eficiência nas operações de fornecimento de água, otimizando o controle dos processos e produção, armazenamento e distribuição de água tratada e fluoretada a 15 bairros, dentre os quais Porto, Coophamil, Centro Sul e Dom Aquino. A gestão operacional do reservatório é realizada pelo Centro de Controle Operacional (CCO), situado na sede da Águas Cuiabá e aparelhado para acompanhar, em tempo real, o desempenho de todos os sistemas de abastecimento da cidade.

“Entregar água tratada de alta qualidade a toda a população cuiabana é compromisso da Águas Cuiabá. Com a entrada em operação do novo RAP Porto já são 64 reservatórios em funcionamento que visam assegurar o abastecimento constante à população. Essa unidade é a efetivação de um projeto sólido de automação que permite a otimização do sistema de distribuição de água a toda cidade”, destaca o diretor geral da concessionária, William Figueiredo.

Executada em sessenta dias, a implantação do RAP Porto é resultado do investimento de R$ 1 milhão e possibilitou a modernização de redes de água em bairros tradicionais da capital mato-grossense, integrantes do Sistema Central. Cerca de 10,5 mil unidades consumidoras (residenciais e comerciais) desfrutarão de um novo cenário em relação à disponibilidade de água tratada.

Melhorias – Além da instalação do reservatório, ações de melhorias no abastecimento também foram realizadas em importantes vias da Capital. Em trabalhos desenvolvidos no período noturno, que visavam assegurar a mobilidade urbana, localidades como a Avenida São Sebastião e a rua Comandante Costa passaram a contar com novos DMCs – metodologia que permite a divisão de uma rede em áreas menores para realizar, rotineiramente, o monitoramento e gestão dos sistemas. Essa técnica permite mais precisão nas análises dos níveis de pressão e vazão de água em áreas de menor abrangência, contribuindo para redução de perdas em cada região.

Sobre a Águas Cuiabá – Por meio de concessão plena com validade de 30 anos, a Águas Cuiabá assumiu os serviços de abastecimento de água e esgotamento sanitário na capital mato-grossense em 2012. A empresa atende a 613 mil pessoas e tem como objetivo universalizar o acesso da população à água de qualidade e à coleta e tratamento de esgoto. Desde 2017, faz parte da Iguá Saneamento, companhia que está presente em 37 municípios brasileiros e que alcança 6 milhões de pessoas com o compromisso de ser a melhor empresa de saneamento para o Brasil.

Sobre a Iguá Saneamento: A Iguá é uma companhia de saneamento, controlada pela IG4 Capital, que atua no gerenciamento e na operação de sistemas de abastecimento de água e esgotamento sanitário, por intermédio de concessões e de parcerias público-privadas. Atualmente, está presente em 37 municípios de cinco estados brasileiros: Alagoas, Mato Grosso, Santa Catarina, São Paulo e Paraná, por meio de 18 operações que somadas beneficiam cerca de 6 milhões de pessoas. O alcance dos serviços prestados pela companhia a coloca entre os principais operadores privados do setor de saneamento do país. Em 2019, foi eleita pelo terceiro ano consecutivo uma ótima empresa para se trabalhar pela consultoria Great Place to Work (GPTW). Atualmente, emprega cerca de 1,5 mil pessoas. O nome Iguá é uma referência direta ao universo em que atua: em tupi-guarani, “ig” quer dizer água. www.iguasa.com.br.

Veja Mais

Deixe seu Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *