https://matogrossomais.com.br/wp-content/uploads/2020/04/urna-785x466-1.jpg

ALMT - Posto TRE - Abril

EM RONDONÓPOLIS

Ibope é multado em R$ 53,2 mil por divulgar ‘pesquisa irregular’

DA REDAÇÃO / MATO GROSSO MAIS
[email protected]

Roberto Jayme/TSE

O Instituto Brasileiro de Opinião Pública e Estatística (Ibope) e o Jornal A Tribuna, foram multados em R$ 53,2 mil por descumprimento de liminar que proibiu a divulgação dos resultados de uma “pesquisa irregular” realizada em Rondonópolis (212 km de Cuiabá).

A pesquisa mostra as intenções de votos dos oitos candidatos que disputam a Prefeitura. A decisão é da juíza eleitoral Milene Aparecida Pereira Beltramini, 46ª Zona Eleitoral.

O Ibope não informou o número de eleitores pesquisados, por bairro ou área de realização da pesquisa (identificada no Sistema de Registro de Pesquisas Eleitorais (PesqEle), com o nº MT- 07517/2020) e, assim, a magistrada mandou o instituto suspender a divulgação, num prazo de 24 horas.

Nem a empresa de comunicação, que encomendou, e nem o instituto cumpriram a determinação. A coligação “Unir para crescer” encabeçada pelo candidato a prefeito Thiago Muniz (DEM) entrou com uma representação junto ao Ministério Público Eleitoral que emitiu parecer pela procedência da ação.

Com a manifestação do MP Eleitoral, a juíza condenou também a empresa que fez o levantamento.

Veja Mais

Deixe seu Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *