https://matogrossomais.com.br/wp-content/uploads/2021/04/macaco.png

IMUNIZADOS

Nos EUA, até primatas já recebem vacina contra a Covid-19

San Diego Zoo/Divulgação

No zoológico de San Diego, nos Estados Unidos, três orangotangos e cinco macacos bonobo já receberam duas doses de uma vacina contra a Covid-19. A fórmula experimental foi criada especificamente para uso veterinário por uma farmacêutica.

“Não é o normal. Na minha carreira, não tive acesso a uma vacina experimental tão cedo no processo de desenvolvimento, e não tinha tido tanta vontade de usá-la”, brincou Nadine Lamberski, chefe de conservação e saúde animal do zoológico.

Os animais foram escolhidos para receber as doses por estarem no mesmo centro que oito gorilas diagnosticados com coronavírus em janeiro — os casos foram os primeiros do mundo, e todos se recuperaram. Em fevereiro, nove gorilas receberam a vacina. Os orangotangos e os bonobos são potencialmente vulneráveis ao vírus e passam muito tempo em locais fechados.

Segundo a farmacêutica responsável pelos imunizantes, outros zoológicos dos EUA já pediram acesso à vacina, e mais doses devem estar disponíveis a partir de junho.

Vacinação nos EUA
Com um plano de vacinação rápido e doses adquiridas antecipadamente, os Estados Unidos lideram a lista das nações com mais doses do imunizante contra a Covid-19 aplicadas na população até o momento. Até a última terça-feira (20/4), o país tinha aplicado 213 milhões de doses das 272 milhões entregues – alcançando a meta de 200 milhões de aplicações antes dos 100 primeiros dias de governo do presidente Joe Biden.

Com a aplicação das vacinas bastante adiantada, a maioria dos estados americanos já permitiu a reabertura do comércio, e muitos, principalmente as unidades federadas do centro e sul do país, retiraram a obrigatoriedade do uso de máscara. A utilização desse item ainda é obrigatória, por decreto do presidente, em aviões, trens e ônibus, além de prédios e agências federais.

Veja Mais

Deixe seu Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *