https://matogrossomais.com.br/wp-content/uploads/2021/05/9A1A9453-scaled.jpg

COMBATE AO CORONA

Mauro confirma reunião com Comitê Covid para discutir 3ª onda

DA REDAÇÃO / LUIZA VIEIRA / DO LOCAL- LEONARDO MAURO
[email protected]

Mayke Toscano/Secom-MT

O governador Mauro Mendes (DEM), se pronunciou acerca da crescente alta no número de infectados na nova onda de Covid-19. Em meio a um cenário cada vez mais preocupante frente ao combate ao Coronavírus, o chefe de Estado afirmou que irá debater a situação junto ao comissão Covid, mas nada destacou sobre quais seriam os aspectos a se discutir especificamente.

Durante a manhã desta segunda-feira (31), no Batalhão de Polícia Militar de Proteção Ambiental, no Parque Mãe Bonifácia, Mendes atendeu a imprensa que questionou quais seriam as medidas adotadas pelo governo diante da 3ª onda da doença e afirmou que ainda nesta segunda-feira teria uma reunião com a Comissão de Covid-19 para averiguar a situação, e então adotar medidas.

Olha, lamentavelmente, no Estado de Mato Grosso e em todo o Brasil está se observando o crescimento da internação do número de contaminação do Coronavírus. Lamentavelmente, também o ritmo da vacina está menor daquilo que se imaginava, se desejava e daquilo que já fizeram importantes países ao redor do planeta e quando a vacina aumenta consideravelmente, cai sensivelmente o número de contaminados, o número de mortes e de utilização de internações seja ela em UTI ou em leito clínico. Aqui no estado de Mato Grosso isso é uma realidade, estamos acompanhando, hoje teremos uma reunião do comitê Covid, para analisar esse assunto e ver o que mais é possível fazer“, disse o democrata.

Sobre o Estado estar preparado para a 3ª onda do Coronavírus, a qual já é uma realidade, Mendes destacou a instabilidade do vírus, mas recordou a abertura de leitos realizada ainda durante a 2ª crise e ainda alfinetou o Governo Federal, afirmando que com recursos próprios Mato Grosso os financiou, mesmo cabendo ao governo Federal parte dos custos.

Olha, em termo de Covid é duro falar isso, nós fizemos um grande esforço, abrimos mais de 600 UTIs, a maior taxa por habitante do centro-oeste, então o que cabe ao governo, nós fizemos. Nós nunca poupamos recursos, nós sempre colocamos mesmo quando houve uma não habilitação do Governo Federal, que cabe também co-financiar a alta complexidade, nós mantivemos com recursos próprios do governo do estado de Mato Grosso, e tudo aquilo que for possível fazer, nós faremos para preservar as condições de saúde pública do estado de Mato Grosso“. apontou o governador.

Além disso, o chefe do executivo estadual, completou as benfeitorias do governo e ressaltou a importância de que a população se mantenha em isolamento e seguindo as normas de proteção.

O governo manteve as suas UTIs apesar de ter tido uma redução, em determinado momento chegamos em 72% de taxa de ocupação. Não desativamos leitos, a não ser por questões operacionais. Mas nós estamos mantendo o número de leitos para atender a população, agora, todo mundo tem que fazer a sua parte, as pessoas precisam acreditar na doença, no vírus, e que a melhor forma, ainda, de prevenir é manter o distanciamento, é manter as medidas para que isso minimize o contágio e a circulação do vírus“, finalizou.

Veja Mais

Deixe seu Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


ÚLTIMA ATUALIZAÇÃO

  • 31 de maio de 2021 às 19:23:51
  • 31 de maio de 2021 às 17:15:28