https://matogrossomais.com.br/wp-content/uploads/2021/06/1763c005a30f098c06619f04eb853e88.jpg

ALMT - Posto TRE - Abril

AGENDAMENTO

Pessoas que faltarem no dia de vacinação terão agendamento excluído

Prefeitura de Cuiabá

A Secretaria Municipal de Saúde (SMS) informa que, devido ao grande número de faltosos na data agendada para tomar a vacina contra a Covid-19, houve uma mudança no sistema do site e os agendamentos serão válidos durante dois dias apenas. Caso a pessoa não compareça nesse prazo, seu agendamento será excluído e o respectivo cadastro irá para o final da fila virtual.

Desde o final do mês de maio, a SMS já disponibiliza à população o serviço de alerta de agendamento, com o envio de mensagem no e-mail ou número de WhatsApp cadastrado no site.

Na própria mensagem, existe um link para que a pessoa informe com antecedência que não poderá comparecer no dia agendado.

O coordenador de Tecnologia da Informação da SMS, Gilmar Cardoso, explica que essa programação é importante para que os polos de vacinação funcionem da forma mais organizada possível, sem aglomerações.

A enfermeira Iolazil Rodrigues, que atua na coordenação do polo SESI Papa (drive-thru), relata que no atendimento aos pacientes, recebe diversas justificativas das pessoas para não se vacinarem no dia para o qual foram agendadas.

Entre elas, há pessoas que querem escolher a vacina. A coordenadora explica que muitos chegam e perguntam qual vacina está sendo aplicada e se não é a que eles querem, vão embora sem se vacinar.

A coordenação conta que também há pessoas que preferem não ir no final de semana porque não querem ficar alguns dias sem ingerir bebida alcoólica.

A baixa procura das pessoas já tem sido observada pela coordenação da campanha de imunização há algumas semanas.

De acordo com a Secretaria Municipal de Saúde (SMS), aos sábados e feriados, o número de pessoas que não comparecem chega a 75%.

No último feriado, na quinta-feira (3) de Corpus Christi, foram aplicadas 983 doses nos quatro polos que funcionaram, o que não chegou nem a 25% do número de pessoas agendadas.

Cuiabá tem capacidade de aplicar mais de 5 mil doses de vacina contra a covid-19 por dia nos cinco polos em funcionamento atualmente.

No entanto, segundo a gerente de Vigilância Epidemiológica de Cuiabá, Flávia Guimarães, aos sábados e feriados, o máximo de doses aplicadas não tem chegado a 1 mil somando todos os postos.

Foi o que aconteceu no último sábado (5), quando 5 mil pessoas estavam agendadas e pouco mais de 900 realmente compareceram aos polos para a aplicação.

Por causa disso, a Prefeitura de Cuiabá informou que irá adotar o rodízio no funcionamento dos polos de vacinação aos sábados e feriados. A decisão pode ser revista caso se observe aumento da procura por parte do público.

Veja Mais

Deixe seu Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


ÚLTIMA ATUALIZAÇÃO

  • 7 de junho de 2021 às 20:17:45