https://matogrossomais.com.br/wp-content/uploads/2021/06/VACINA-01.jpg

ALMT - Posto TRE - Abril

EDUCAÇÃO ESTADUAL

Vacinação cria esperança do retorno das aulas no sistema híbrido

DA REDAÇÃO / MATO GROSSO MAIS
[email protected]

David Borges Seduc MT

O início da vacinação dos profissionais da educação contra a Covid-19, em vários municípios de Mato Grosso, acende a esperança do retorno das aulas no sistema híbrido, afirma o secretário Alan Porto.

A imunização da categoria começou na última semana e o governo do Estado já fez a reserva de 20% das doses do último lote para este grupo. “A expectativa é que essa semana a vacinação comece de forma acelerada em todo o Estado”, destaca Alan Porto.

Nesta terça-feira (08.06) o secretário acompanhou o início da vacinação dos profissionais da educação em Primavera do Leste (231 km ao sul de Cuiabá).

“É um momento de esperança porque estamos desde março de 2020 com aulas não presenciais. Aqui em Primavera, o prefeito Leonardo Bortolin ressaltou que em três dias todos os profissionais da educação estarão vacinados”, enfatizou Alan Porto.

Entre os primeiros municípios a vacinar os professores da rede estadual estão Várzea Grande, Cáceres, Santo Antônio do Leverger, Jaciara e Jauru. Em Cuiabá, o cadastro já teve início e a vacinação dos profissionais começou sexta-feira (04.06).

O secretário de Educação ressalta que a Seduc está em contato direto com as prefeituras, repassando as listas dos profissionais que fazem parte da secretaria e que devem ser imunizados. Além de professores, diretores, assessores pedagógicos, também compõem o grupo técnicos-administrativos e apoio, como os vigiais.

Alan Porto enfatizou que a Seduc tem todo o planejamento para o retorno às aulas na modalidade presencial e, a expectativa, é que isso ocorra no início de agosto, após o recesso escolar.

“Tínhamos a expectativa de voltar no dia 07 deste mês, mas frente ao crescimento dos casos e a alta ocupação dos leitos de UTI, em reunião com o governador Mauro Mendes decidimos adiar este retorno”.

Recuperação da aprendizagem

O retorno das aulas na rede estadual de ensino no sistema híbrido é planejado desde o início deste ano. Desta forma, todas as escolas já receberam recursos para aquisição dos materiais para cumprirem os protocolos de biossegurança.

A Seduc, em parceria com a Secretaria de Estado de Saúde, também já elaborou o plano de contingência. Outra ação é a capacitação dos professores e diretores, de forma contínua, para este retorno híbrido.

“Temos uma verdadeira força-tarefa montada desde o início de fevereiro para deixar todos os espaços adequados para receberem nossos alunos, de forma segura. As escolas estão preparadas”, garante o secretário.

Com foco na recuperação da aprendizagem, a Seduc realizou, no fim de maio, uma avaliação diagnóstica dos estudantes. A partir do resultado desta avaliação os professores recebem formação para recuperar a aprendizagem.

“Essa recuperação não vai acontecer de um dia para o outro. Precisamos do engajamento das famílias, principalmente na questão socioemocional. Além disso, temos um currículo diversificado para este momento”, destacou o secretário.

Veja Mais

Deixe seu Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


ÚLTIMA ATUALIZAÇÃO