https://matogrossomais.com.br/wp-content/uploads/2021/08/2017-08-11-photo-00002424.jpg

ALMT - Posto TRE - Abril

SUSTENTÁVEL

Produção de etanol de milho cresce mais de 7000% em MT

Alternativa sustentável para diminuir o uso de combustíveis fósseis, o etanol de milho teve aumento na produção em mais de 7.000% desde que teve início em Mato Grosso. Na safra 2013/2014, eram 37 milhões de litros ao ano, número que subiu para 2,7 bilhões em 2020/2021. O estado concentra 12 das 19 usinas do biocombustível instaladas no país e é responsável por 86% do que é produzido nacionalmente.

Os dados são da União Nacional do Etanol de Milho (Unem) e Agência Nacional do Petróleo (ANP). A estimativa é que o setor possa chegar a produzir 8 bilhões de litros em 2027/2028.

Somente duas das usinas instaladas no Norte de Mato Grosso produzem, anualmente, quase 1,5 bilhão de litros do etanol de milho. O presidente do grupo responsável pelas duas indústrias, Rafael Abud, elogia o potencial mato-grossense para o setor.

“Quando a gente veio investir em Mato Grosso, o que mais nos atraiu e chamou a atenção era a própria capacidade de Mato Grosso e do produtor mato-grossense de produzir duas safras no mesmo ano e com alta tecnologia e com alta produtividade. E mais do que isso, a capacidade de expandir”, disse Abud.

Uma das usinas instaladas do grupo presidido pro Abud no estado tem cinco tanques, cada um com capacidade de armazenar 15 milhões de litros do biocombustível, totalizando capacidade de estocagem de 75 milhões de litros. De lá, o biocombustível é enviado às bombas, responsáveis por abastecer os caminhões que levam o etanol para as distribuidoras.

Preço, demanda e tipos de usinas

 

A chegada das fábricas aumentou a demanda pelo milho e fez o grão ganhar preço. As indústrias compram o cereal de forma antecipada, o que garante remuneração futura ao produtor. As usinas estão, por exemplo, em fase de aquisição do milho que vai ser plantado em 2023, diz a Unem.

As outras sete usinas do país ficam em Goiás (cinco unidades), Paraná e São Paulo. Atualmente, há uma unidade em construção em Mato Grosso do Sul.

Existem três tipos de usinas de etanol de milho:

  • usina full: de dedicação exclusiva ao etanol de milho;
  • usina flex: usinas de cana-de-açúcar adaptadas para que possam produzir etanol de milho no período da entressafra, aproveitando vapor e destilação, por exemplo;
  • usina flex ful: usinas de cana-de-açúcar que montam em paralelo uma usina de etanol de milho.

 

Transformação e aproveitamento

 

Para se transformar em etanol, o grão é moído e passa por um processo de fermentação e destilação. E, na usina de etanol, o grão é totalmente aproveitado: vira ração para alimentar animais – a estimativa da Unem é que são cerca de 300 kg de farelo a cada tonelada do cereal – e dele é possível extrair o óleo, com 19 kg a cada tonelada.

Veja Mais

Deixe seu Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *