https://matogrossomais.com.br/wp-content/uploads/2021/08/volta-as-aulas-hibridas-6-1.jpg

ALMT - Posto TRE - Abril

APONTA SINTEP

10% das escolas estaduais de MT registram casos de Covid-19

David Borges/Secom-MT

Mais de 10% das 758 escolas estaduais de Mato Grosso apresentaram casos de Covid-19 na primeira semana de aula.

Os dados anunciados pelo secretário de estado de Educação, Alan Porto, colocam os registros do Sindicato dos Trabalhadores no Ensino Público de Mato Grosso (Sintep/MT) como subnotificações.

Das 33 unidades publicas registradas no levantamento do Sindicato de escolas com contaminação pela Covi-19, mais do que o dobro foi registrado pela Seduc/MT, apenas nas escolas estaduais.

Para o Sintep/MT, os dados confirmaram a gravidade do retorno às aulas presenciais hibridas, antes da imunização dos profissionais, sem protocolos de segurança adequados, e sem avaliação individualizadas das condições de cada município.

Convocado pela Assembleia Legislativa a dar explicações sobre as aulas presenciais na pandemia, o secretário estadual de Educação, Alan Porto, defendeu nesta terça-feira (17) o retorno das aulas no formato híbrido, negou que haja surto de contaminação de Covid-19 nas escolas.

Haviam sido contabilizados até as 18h de segunda-feira (16), conforme dados apresentados pelo secretário, 64 casos confirmados de Covid-19 em profissionais da educação e 39 em estudantes em 79 escolas. A rede estadual tem 728 unidades escolares, 393 mil alunos e 27 mil servidores.

Ele minimizou a quantidade de casos confirmados da doença entre alunos e professores desde que as atividades foram retomadas de forma híbrida, no dia 3 de agosto.

Todo o discurso da prevenção apresentada pelo secretário da pasta da educação, foi retrucado pelo deputado e médico sanitarista, Lúdio Cabral.

Por meio de gráficos apresentou os dados alarmantes da Covid-19 em Mato Grosso. Citou a ausência de aplicação efetiva, por parte do governo, dos protocolos de segurança: o descaso na compra de máscaras adequadas, medidas de distanciamentos impróprias, salas sem as condições de ventilação. Todas baseadas em orientação estabelecidas pela Organização Mundial de Saúde (OMS).

Veja Mais

Deixe seu Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *