https://matogrossomais.com.br/wp-content/uploads/2021/08/WhatsApp-Image-2021-08-25-at-18.26.00.jpeg

ALMT - Posto TRE - Abril

EM MATO GROSSO

Deputado propõe a criação de Delegacia para Pessoas Desaparecidas

DA REDAÇÃO / MATO GROSSO MAIS
[email protected]

Da assessoria

Com o anúncio realizado pelo governo estadual de novo concurso para a Polícia Judiciária Civil de Mato Grosso (PJC) que vai garantir o aumento de efetivo na instituição, o deputado estadual Delegado Claudinei (PSL) apresentou indicação, nessa quarta-feira (25), em sessão plenária da Assembleia Legislativa, para a criação de Delegacia Especializada para Pessoas Desaparecidas. A matéria foi encaminhada para a Secretaria de Segurança Pública de Mato Grosso (Sesp) e Delegacia Geral da PJC.

Para o parlamentar, essas unidades vão garantir que as investigações tenham conclusões mais rápidas e eficazes, principalmente por contar com servidores capacitados na busca de pessoas desaparecidas e o uso de equipamentos tecnológicos de ponta. Ele acrescenta que algumas Delegacias Especializadas de Homicídio e Proteção à Pessoa (DHPP) chegam a ter Núcleos de Pessoas Desaparecidas (NPD) que dão suporte para alguns municípios, como, também, atendem demandas do Poder Judiciário e Conselhos Tutelares e, em caso necessário, os servidores envolvidos prestam auxílio à Polícia Federal.

“Temos que reforçar que os Núcleos são limitados quanto aos aspectos físico, de material e humano, o que interfere para o êxito de alguns casos investigados. Com a criação de Delegacias Especializadas, sabemos que esse cenário vai mudar e as investigações serão intensificadas com resultados precisos e, assim, tranquilizará familiares e amigos das pessoas desaparecidas”, frisa Claudinei.

Estatística – O NPD, instalado na DHPP de Cuiabá, atende 14 municípios da baixada cuiabana. De acordo com dados de janeiro a junho desse ano, já são 339 casos registrados de pessoas desaparecidas, sendo que entre os anos de 2018 a 2020 foram totalizadas 2.345 ocorrências motivadas por afastamento do convívio familiar, cooptação para práticas criminosas, enigmático, evasão de custódia legal, sequestro, subtração por familiares, vítimas de calamidades, interpéries e acidentes.

Veja Mais

Deixe seu Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


ÚLTIMA ATUALIZAÇÃO

  • 26 de agosto de 2021 às 20:27:22