https://matogrossomais.com.br/wp-content/uploads/2021/08/centro-de-triagem-covid-750x430-1.jpg

ALMT - Posto TRE - Abril

APONTA SECRETÁRIO

Centro de triagem da Covid na Arena deverá finalizar as atividades

DA REDAÇÃO / MATO GROSSO MAIS
[email protected]

Jana Pessôa/Setasc-MT

O Centro de Triagem na Arena Pantanal deve encerrar suas atividades em 45 dias, após mais de 200 mil atendimentos, em virtude da redução no número de casos da doença e do possível retorno do público nos estádios, assim como justifica o secretário estadual de Saúde, Gilberto Figueiredo.

“Vamos interromper as atividades na Arena até por força da necessidade de voltar o público aos estádios. Nós vamos agora fazer um plano de ir paulatinamente desligando esse serviço, voltando a sua origem, que deveria ser a porta de entrada nas unidades dos municípios”, explicou Figueiredo.

De acordo com ele, o serviço de triagem efetuado pelo Governo é uma ação suplementar. “Nosso trabalho foi suplementar porque existia claramente uma deficiência nesse sentido. Acho que por mais de um ano de pandemia já foi suficiente para os municípios se estruturarem nos atendimentos”, declarou o gestor.

O secretário revelou ainda que a pasta estadual fará uma reunião com os prefeitos de Cuiabá e Várzea Grande, para alinhar as demandas na realização de testes da covid-19, responsabilidade que sempre coube às secretarias municipais.

Redução de leitos

O gestor relatou que o foco do estado é a execução de cirurgias eletivas, as quais foram paralisadas no período de combate à covid. “No Hospital Estadual Santa Casa só restarão 10 leitos para atendimento que possivelmente possam passar por cirurgia e estarem infectados. É um leito cativo, que ocupa um espaço substancial nos hospitais, assim como os leitos de enfermarias. E nós precisamos usar esses leitos para o nosso programa de cirurgias eletivas”, afirmou.

“A medida que formos interrompendo o atendimento de alguns leitos, deve subir a taxa de ocupação. Mas, vamos manter o Hospital Metropolitano 100% de atendimento covid”, concluiu o secretário.

Além disso, o governador Mauro Mendes (DEM) já adiantou que há possibilidade de que as portas da Arena Pantanal sejam abertas ao público nos jogos do Cuiabá pelo Brasileirão. E não para por aí, o governo planeja retomar a montagem do estádio para a estrutura comemorativa do Natal.

Atualmente, aproximadamente 7,7 mil pessoas estão infectadas com a Covid-19 no Estado. Dentre elas, 1 mil estão em estado mais grave e internadas em enfermarias e Unidades de Terapia Intensiva (UTIs) públicas e privadas.

Veja Mais

Deixe seu Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


ÚLTIMA ATUALIZAÇÃO

  • 1 de setembro de 2021 às 12:45:20