https://matogrossomais.com.br/wp-content/uploads/2021/09/maquinarios-novos-sendo-enviados-para-realizacao-de-aceiros-no-pantanal-1.jpg

ALMT - Posto TRE - Abril

QUEIMADAS

Governo envia oito maquinários para conter incêndios no Pantanal

Assessoria

O governo de Mato Grosso enviou nesta semana oito maquinários ao Pantanal para reforçar o trabalho do Corpo de Bombeiros no combate aos incêndios registrados na Transpantaneira, em Poconé.

No local já eram utilizados três maquinários, totalizando agora 11 implementos para a realização de aceiros mecânicos.

Destes, um caminhão esteira e duas pás-carregadeiras foram apreendidos de infratores ambientais e enviados na segunda-feira (30) pela Secretaria de Estado de Meio Ambiente (Sema-MT) e cinco são novos, enviados nesta terça-feira (31) cedidos pela Secretaria de Estado de Agricultura Familiar (Seaf-MT) para a utilização durante o período de estiagem.

A apreensão de maquinários pela Sema e a remoção dos equipamentos têm sido eficazes em impedir que os crimes ambientais continuem na localidade, e em descapitalizar de imediato infratores que insistem em cometer crimes ambientais em Mato Grosso.

Aceiros mecânicos

Esta modalidade de confecção de aceiros sem uso do fogo tem sido utilizada desde o início do ano para remoção da biomassa acumulada, tanto pelo Poder Público, quanto em parceria com a iniciativa privada.

Por meio da técnica, os tratores retiram a vegetação de faixas de terra, o que impede que o fogo se alastre a partir do ponto escolhido como estratégico para a realização do aceiro. O maquinário é o mais apropriado para remover biomassa de áreas com risco de incêndios, e evitar que o fogo alcance maiores proporções.

O uso do fogo em áreas rurais está proibido para qualquer finalidade em todo o território de Mato Grosso até 30 de outubro de 2021, conforme o decreto estadual nº 938/2021. O uso do fogo em áreas urbanas é proibido o ano todo.

A recomendação da Sema também é que não seja utilizado maquinário para colheita ou aceiro no horário mais quente do dia, que vai de 10h às 15h, para evitar acidentes e novos focos de incêndio acidentais.

Veja Mais

Deixe seu Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *