https://matogrossomais.com.br/wp-content/uploads/2021/08/comercio_nas_ruas_de_cuiaba_620x465_rene_dioz.jpg

NO COMÉRCIO

Fecomércio-MT avalia crescimento de vendas e destaca desempenho

DA REDAÇÃO / MATO GROSSO MAIS
[email protected]

Renê Dióz / G1

Mato Grosso foi um dos 19 estados que contribuíram para o quarto aumento consecutivo de vendas no comércio varejista nacional, segundo a Pesquisa Mensal do Comércio (PMC). De acordo com o Instituto de Pesquisa e Análise da Fecomércio Mato Grosso (IPF-MT), o estado obteve alta de 5,6% em julho sobre o mês anterior, maior que a média nacional, de 1,2%. O IBGE afirma que a pesquisa atingiu o patamar recorde da série histórica, iniciada em 2000.

Para o diretor de pesquisa do IPF-MT, Maurício Munhoz, os números continuam a apontar para uma recuperação da economia. “Ainda circula bastante dinheiro no comércio brasileiro, embora alguns setores estejam registrando queda de receita”, explicou Maurício, destacando a retração mensal de 5,2% e de 22,9% no ano para os artigos de livros, jornais, revistas e papelaria.

 A PMC acumula alta de 6,6% no ano (janeiro e julho) puxada pelos segmentos de tecidos, vestuário e calçados, com alta de 34,2%. A pesquisa revela, ainda, que a receita das vendas no setor apresentou aumento de 2,2% no mês. Já no ano, a alta foi de 18,6%. “A retomada da economia vem ocorrendo de forma gradual, conforme o avanço da vacinação contra a Covid-19 no estado e a liberação das atividades comerciais no estado e país”, enfatizou o presidente da Fecomércio-MT, José Wenceslau de Souza Júnior.

No comércio varejista ampliado, que inclui veículos, motos, partes e peças e material de construção, o volume de vendas cresceu 1,1% frente a junho de 2021 e de 11,4% no ano. Com relação à receita, o crescimento apresentado foi de 2,3% e 24,5%, respectivamente.

No comparativo com igual período do ano passado, o volume de vendas no comércio foi positivo em 20 das 27 unidades da Federação, onde o estado de Mato Grosso apresentou o quarto melhor desempenho, com alta de 14,9%, contra os 5.7% da média nacional.

Veja Mais

Deixe seu Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *