https://matogrossomais.com.br/wp-content/uploads/2021/11/olha-so-nao-e-que-a-sua-mae-estava-certa-comer-vegetais-e-uma-otima-alternativa-para-preservar-a-saude-cardiovascular-24092021155118853.jpeg

MEDIDAS

Como cada um pode ajudar no combate às mudanças climáticas?

Reprodução/R7

O problema das mudanças climáticas é global e só será resolvido com uma ação conjunta dos países. O aumento dos gases do efeito estufa na atmosfera vem das emissões dos motores de carros, das chaminés das fábricas e da produção de cimento, entre outras fontes, que estão localizadas nos países. Mas, uma vez na atmosfera, esses gases afetam o clima de todo o planeta, sem fronteiras.

Por isso, neste domingo começa a 26ª COP (Conferência das Partes) da Convenção do Clima, em Glasgow, na Escócia. Trata-se de um esforço mundial para lidar com o problema, reduzindo as emissões dos gases de efeito estufa.

Os países já concordaram em assumir compromissos de emissões menores e para isso criaram o Acordo de Paris. Agora, vão discutir melhor o tamanho da contribuição de cada um e como uns podem ajudar os outros a atingir suas metas.

Enquanto os países tentam encontrar uma solução global, há pequenas medidas que cada um de nós pode adotar para ajudar as emissões de gases de efeito estufa. De acordo com a The Nature Conservancy, organização conservacionista britânica, cada pessoa é responsável, em média, pela emissão de 4 toneladas de carbono no meio ambiente, a cada ano.

Isso, claro, varia, de acordo com o padrão de consumo. A entidade estima que, para evitar um aumento de 2 graus nas temperaturas globais, é preciso que a média de emissões individuais seja reduzida pela metade até 2050.

Para os indíviduos, as emissões ocorrem em atos da vida cotidiana, como deslocamentos para o trabalho ou a escola, alimentação, uso de energia e decisões de consumo.  Aí é que podem ocorrer as mudanças.

De acordo com Marcelo Laterman, porta-voz de Clima e Justiça do Greenpeace Brasil, existem algumas medidas individuais que podem ser adotadas para reduzir as emissões pessoais de carbono.

Uma delas é o consumo de produtos de menor impacto em termos ambientais e climáticos. Reduzir o consumo de carne e privilegiar o de vegetais é um exemplo. No seu processo digestivo, o gado emite metano (um dos principais gases do efeito estufa).

Além disso, dependendo da forma como é criado, o gado ocupa grandes extensões de terra e pode gerar desmatamento.  Como benefício extra, é uma medida boa para a saúde.

Outra atitude importante é optar por itens que sejam produzidos localmente. Traduzindo: se você comprar verduras e legumes, por exemplo, que sejam produzidos por sítios e fazendas localizados perto de onde você mora, eles vão exigir menos emissões no transporte (por caminhões).

O mesmo raciocínio vale para qualquer produto, desde itens in natura até os industrializados. Você estará, ao mesmo tempo, valorizando empresários locais e ajudando na criação de empregos na sua região.

Outra atitude importante é reduzir a produção de lixo e resíduos. Evitar embalagens plásticas e trocas constantes de aparelhos eletrônicos são exemplos desse tipo de atitude. Cobrar dos fabricantes a opção por embalagens recicláveis ou orgânicas (que se decompõem, sem afetar o ambiente) também se enquadra nesta medida. Menos lixo também significa menos impacto em rios e mares, o que melhora o ambiente em que vivemos.

Economizar água e energia elétrica também é uma forma de reduzir o nosso impacto na natureza. Se no Brasil boa parte da nossa energia vem de hidrelétricas, em países desenvolvidos ela vem da queima de combustíveis fósseis, como o carvão, que emite muitos gases de efeito estufa. Reduzir o consumo de água e luz é outra atitude que vai garantir a você uma boa economia.

Sempre que possível, optar pelo transporte público, em vez do individual. As emissões do setor de transporte são altas, pela queima de combustíveis fósseis nos motores. O transporte de um número maior de pessoas em cada veículo reduz muito as emissões. Se for possível evitar o deslocamento, trocando reuniões presenciais por virtuais, melhor ainda. Além do benefício ambiental, aqui também temos benefícios financeiros.

As ações individuais são insuficientes para resolver o problema das mudanças climáticas. Mas se cada um colaborar um pouco, estará também forçando empresas e governos a agir e adotar as medidas que vão evitar que todo o planeta sofra as consequências desse problema. E são pequenas mudanças de hábitos que trazem outros benefícios associados.

Veja Mais

Deixe seu Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


ÚLTIMA ATUALIZAÇÃO

  • 1 de novembro de 2021 às 18:00:54