https://matogrossomais.com.br/wp-content/uploads/2021/11/9a327ddd6cb90057735f52199594168e.jpg

INTERLOCUÇÃO

Secretária de Saúde representa Cuiabá em reunião com ministro

DA REDAÇÃO / MATO GROSSO MAIS
[email protected]

Da assessoria

A secretária interina de Saúde, Suelen Alliend, e o assessor técnico da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), Ricardo Venero, juntamente com o presidente do Conselho de Secretarias Municipais de Saúde de Mato Grosso (Cosems/MT), Marco Antônio Norberto Felipe, se reuniram com o ministro da Saúde, Marcelo Queiroga, na manhã desta quarta-feira (24), em Brasília, durante reunião do Conselho Nacional de Secretarias Municipais de Saúde (Conasems).

Foi anunciado pelo ministro a garantia de recursos para ampliação de mais 5 mil leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTI) em todo o Brasil e o remanejamento de parte dos leitos de UTI Covid para leitos convencionais. Conforme a secretária Suelen Alliend, cada Município deve enviar ao Ministério da Saúde, até o último dia deste ano, o projeto de credenciamento de leitos de UTI e Cuiabá já tem pronto o plano de abrir mais 50 leitos, sendo 30 leitos de UTI convencional no Hospital São Benedito e 20 no Hospital Municipal de Cuiabá (HMC), dos quais 10 pediátricos e 10 coronarianos.

Durante toda a semana, os gestores municipais também representam a Capital de Mato Grosso na reunião do Conselho Nacional de Representantes Estaduais de Saúde (Conares), que reúne secretários de Saúde municipais e estaduais de todo o país.

Suelen Alliend conta que o foco dos eventos tem sido aprovação de portarias ministeriais que ainda serão publicadas a respeito da nova modalidade de financiamento do Sistema Único de Saúde (SUS), rede de Atenção Primária, estratégia para combater a mortalidade materno-infantil, além do redimensionamento dos leitos.

“Esta tem sido uma ótima oportunidade dos secretários se posicionarem sobre os problemas que a e gente enfrenta. Aqui é o momento da gente discutir as nossas ações para que sejamos contemplados nas novas portarias do Ministério da Saúde”, afirma a secretária interina.

Veja Mais

Deixe seu Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


ÚLTIMA ATUALIZAÇÃO

  • 25 de novembro de 2021 às 11:53:16
  • 24 de novembro de 2021 às 18:43:23