
G1 E TVCA
redacao@matogrossomais.com.br

Quatorze detentos fugiram da Penitenciária Major Zuzi em Água Boa, a 736 km de Cuiabá, na noite dessa segunda-feira (3). Os fugitivos cavaram um túnel subterrâneo para a fuga.
A Secretaria Estadual de Segurança Pública (Sesp-MT) informou que equipes da Polícia Penal, Polícia Militar e Centro Integrado de Operações Aéreas (Ciopaer) estão atuando para recapturar os reeducandos.
Os agentes penitenciários que trabalham na unidade souberam da fuga durante a manhã. Foi feita uma varredura no local, mas nenhum dos suspeitos foi localizado até agora.
/i.s3.glbimg.com/v1/AUTH_59edd422c0c84a879bd37670ae4f538a/internal_photos/bs/2022/g/3/oK8qlKQhe1L4mG722cMA/c681fbde-fdaf-42e3-a185-b48aad24ba44.jpg)
Polícia Civil
O túnel usado para a fuga, segundo a Ses-MT, foi cavado no raio azul da ala 1, saindo do banho de sol para fora da galeria, chegando até a área da muralha.
A suspeita é que, após a saída pela passagem escondida, os presidiários fugiram para uma região de mata ao redor do presidio. A saída da unidade dá acesso à BR-158.
Horas antes da fuga
Conforme um boletim de ocorrência registrado pela Polícia Penal, os presos fizeram um motim enquanto estavam no banho de sol, por volta das 14h dessa segunda-feira.
De acordo com a Polícia Civil, os presidiários estavam batendo na grade do banho de sol e ameaçando os servidores. Foi dada ordem de recolhimento para celas, mas a ordem não foi obedecida. Em seguida, segunda a polícia, foi necessário o uso de força moderada para sanar o motim.
Durante a confusão, um dos reeducandos foi atingido por disparo de arma menos letal (tiro de borracha) na perna e, em seguida, encaminhado para atendimento médico no Hospital Regional de Água Boa.