https://matogrossomais.com.br/wp-content/uploads/2021/09/rede-de-energia-eletrica-conta-de-luz-tarifa-13052021213505483.jpeg

ALMT - Posto TRE - Abril

CONSULTA PÚBLICA

Aneel propõe reajuste de 57% em taxa extra cobrada na conta de luz

MARCELLO CASAL JR. / AGÊNCIA BRASIL

A Aneel (Agência Nacional de Energia Elétrica), decidiu nesta terça-feira (12), abrir uma consulta pública com o objetivo de atualizar as faixas de acionamento das bandeiras tarifárias para o decorrer do ano.

Além disso, a Aneel também propõe a atualização dos valores adicionados à conta de luz, o que pode significar uma cobrança extra ainda maior para os consumidores, com aumentos propostos na taxa que podem chegar até 57%.

Conforme proposta da agência, os valores para as bandeiras amarela e vermelha patamar 1 vão ter um aumento de 56% e 57% respectivamente. No caso da bandeira vermelha patamar 2, que é a mais cara, poderá contar com uma redução de 1,7%.

O período de consulta pública estará aberto entre os dias 14 de abril a 4 de maio, onde, após esse período, a Aneel voltará com a análise sobre o assunto.

Sem cobranças extras até o fim do ano

Mesmo com a abertura da consulta pública frente aos possíveis reajustes propostos, a agência informou que a tendência é que a conta de luz dos brasileiros fique sem a cobrança dessas taxas até o final do ano, em detrimento à recuperação dos reservatórios das hidrelétricas.

O diretor-geral do ONS (Operador Nacional do Sistema Elétrico), Luiz Carlos Ciocchi, informou nesta segunda-feira (11), que espera que a conta de luz dos consumidores fique sem taxas até dezembro.

Segundo a Aneel, existe uma probabilidade de 97% de chance de que ao longo de todo o restante do ano, a bandeira de cobrança fique na cor verde.

Ainda sobre a bandeira tarifária verde, a mesma entrará em vigor a partir deste próximo sábado (16), assim, chega ao fim o custo adicional para o consumidor após longos meses, quando no mês de setembro de 2021 entrou em vigor a bandeira de escassez hídrica.

Vale lembrar que a bandeira de escassez hídrica foi anunciada no mês de agosto do ano passado, quando as térmicas respondiam por 29% da energia gerada no país, conforme informado pelo ONS.

Veja Mais

Deixe seu Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *