https://matogrossomais.com.br/wp-content/uploads/2024/02/53531019426_4a98497621_c.jpg

ALMT - Posto TRE - Abril

FOLIA COM SEGURANÇA

Comandante da PM visita Câmara e apresenta dados sobre atuação no carnaval

DA REDAÇÃO / MATO GROSSO MAIS
[email protected]

Jessé Soares

O comandante-geral da Polícia Militar, coronel Alexandre Mendes, esteve com todos os comandantes de Cuiabá e de Várzea Grande e dos comandos especializados na sessão ordinária de quinta-feira (15.02) na Câmara de Cuiabá e fez apresentação sobre os resultados do Carnaval 2024. A criminalidade reduziu em 54% e não houve mortes nas rodovias da baixada cuiabana.
Mendes creditou o sucesso na presença policial em mais de 100 pontos de carnaval em Mato Grosso. A Secretaria de Estado de Segurança Pública dispôs de diárias para enviar a cavalaria e outras equipes policiais para o interior do Estado.
Neste ano, houve 10 assassinatos durante os cinco dias de carnaval, contudo, nenhum deles teve relação com as festas, mas ocorreram nos municípios onde teve a festa. Em 2023 foram 24 homicídios, uma redução de 54%.

Clique e entre no nosso grupo do WhatsApp do Mato Grosso Mais e receba todas as notícias na sua mão.

Siga-nos também no Instagram e acompanhe nossas atualizações em tempo real.

“Não tivemos nenhum incidente envolvendo criança ou adolescente. Nós tínhamos uma preocupação enorme nas estradas estaduais porque as pessoas foram para Acorizal, Chapada dos Guimarães, Santo Antônio de Leverger, Poconé e Nossa Senhora do Livramento, e graças a Deus, não tivemos nenhum acidente com mortes, foi zero. Fizemos fiscalização todos os dias e mais de 2 mil testes de bafômetro e 64 motoristas foram encaminhados para a delegacia”.
O comandante disse que foram empregados 1.300 policiais nos cinco dias de carnaval nos 100 pontos do Estado. Em Cuiabá, ainda teve dois grandes eventos o Vinde e Vede, na Arena Pantanal e o da Assembleia de Deus, no Grande Templo. Ambos também reuniram milhares de pessoas nos dias de carnaval  com muitos veículos nos estacionamentos e nas avenidas. Contudo, a PM atuou fortemente para evitar furtos e roubos ao patrimônio.
“Infelizmente o que alimentam os furtos são as drogas. Precisamos de uma política pública forte de internação compulsória para quem não pode tratar o vício. São os furtos a veículos, residências, celulares, estabelecimentos comerciais que sustentam o uso das drogas. Muitas famílias já abandonaram àquelas pessoas que são drogaditas porque não acreditam que tem uma recuperação. O que alimenta esses problemas hoje de furtos, infelizmente, são as drogas. Não adianta somente a instituição de Polícia Militar querer trabalhar a parte repressiva, é preciso ação de saúde pública e educação”.
O presidente da Câmara de Vereadores, Chico 2000 (PL), disse que analisou os quadros sobre os registros criminais dos números sobre o carnaval e as reduções dos crimes de homicídios, roubos e furtos. Estes três crimes são os que mais os resultados aparecem quando a Polícia Militar trabalha.
“O tráfico de drogas precisa muito de ações sociais, além das ações policiais. O tráfico não é só para o traficante, mas é para o dependente. Esse aumento de dependentes aumenta o tráfico. Nós sabemos que nesse tipo de crime, normalmente, a polícia prende e por algumas razões o judiciário solta. É necessário a conscientização do poder público em todas as esferas, a nível nacional, para entender que ao reduzir o uso, naturalmente,  haverá redução no tráfico. Quero parabenizar todo o comando da Polícia Militar e a toda a corporação”.
Chico 2000 adiantou ainda que irá apresentar Moção de Aplausos para o comando da Polícia Militar e os oficiais envolvidos na operação do Carnaval.
O vereador Dr. Luiz Fernando (Republicanos), responsável pelo convite, parabenizou a corporação da Polícia Militar, pois os resultados são relevantes e deixa a população mais tranquila.
“Vocês são homens e mulheres valorosos, que lutam a cada momento para manter os três pilares de qualquer sociedade: saúde, educação e segurança. Só temos que parabenizar o senhor e toda a sua equipe e eu me sinto honrado por ter uma Polícia Militar que se preocupa a todo momento por nossa segurança”.

Veja Mais

Deixe seu Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *