https://matogrossomais.com.br/wp-content/uploads/2022/04/phpThumb_generated_thumbnail.jpg

ALMT - Posto TRE - Abril

APRIMORAMENTO

Audicom estreita relações com o TCE e CGE

DA REDAÇÃO / MATO GROSSO MAIS
[email protected]

Audicom

presidente da Associação dos Auditores e Controladores Internos dos Municípios de Mato Grosso (AUDICOM), Leonardo Luiz Artuzi, e os membros da diretoria, participaram de quatro reuniões na quinta-feira (13.04), para estreitar relações interinstitucionais com a Controladoria Geral do Estado (CGE-MT) e o Tribunal de Contas do Estado (TCE-MT). Entre os principais temas debatidos nas reuniões está a busca por mais capacitações e aprimoramento para a categoria.

Na reunião com a CGE, na qual contou com a presença também do auditor substituto de conselheiro Isaías Lopes, Leonardo Luiz Artuzi junto com a vice-presidente Marina Silva Lago, a tesoureira Luciana Duarte Felisberto, e a segunda tesoureira Keila Martim, trataram sobre a necessidade de aprimoramento de normas legais para aperfeiçoar e fortalecer o Sistema de Controle Interno dos Municípios de Mato Grosso.

Também foi abordada a evolução do controle interno para começar a trabalhar no campo preventivo, com atuação focada na matriz de risco e achados com enfoque nos controles e não no apontamento de erros em processo específicos, e para que seja otimizada a atividade de representação junto ao TCE-MT.

“A atuação do controle interno é em sua essência de caráter preventivo. Contudo, a realidade das Unidades do Controle Interno na maioria dos municípios ainda dificulta que essa dimensão seja realizada com plenitude. Por essa razão, é sempre indispensável o aperfeiçoamento profissional por meio de capacitações e uso das novas tecnologias e softwares que possam garantir mais agilidade e qualidade nos processos de auditoria”, aponta Leonardo Artuzi.

Reuniões no TCE

Já no TCE-MT, o presidente da AUDICOM, se reuniu com o coordenador da Escola Superior de Contas do TCE-MT, Yênes Jesus de Magalhães, para alinhar capacitações aos controladores com foco em uma nova visão de abordagem e atuação.
Também foi levantada a necessidade de qualificação sobre a nova Lei de Licitações e sobre temas correlatos.

Outra reunião, que contou também com a presença do secretário-geral Hélio Santos Souza, foi com o chefe de gabinete da Presidência do TCE-MT, José Roberto Amador, que abordou sobre a possível realização de capacitação para os controladores e auditores internos em possível parceria entre CGE, TCE e AUDICOM.

Entre os assuntos debatidos, Artuzi apontou que a AUDICOM tem interesse em apoiar o Programa de Apoio ao Gerenciamento do Planejamento Estratégico (GPE), o que foi recebido com entusiasmo pelos representantes do TCE.

“Aproveitamos para sugerir que seria produtiva uma integração entre o GPE e o APRIMORA, pois possuem software de monitoramento de plano de ações”, destaca o presidente da AUDICOM.

Veja Mais

Deixe seu Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *