https://matogrossomais.com.br/wp-content/uploads/2024/03/WhatsApp-Image-2024-03-14-at-08.29.38.jpeg

ALMT - Posto TRE - Abril

QUEBRA DE TABU

Mulheres buscam superar barreiras para se consolidarem dentro do mercado de investimentos

DA REDAÇÃO / MATO GROSSO MAIS
[email protected]

Da assessoria

Mesmo diante de um cenário ainda predominantemente masculino, as mulheres têm buscado conquistar seu espaço também no mercado financeiro. Atualmente, conforme dados da Bolsa de Valores, dos 5,8 milhões de investidores na B3, apenas 24% são mulheres, mesmo percentual de 10 anos atrás. No Tesouro Direto, a presença feminina representa 27% dos 26,6 milhões cadastrados no sistema.

Para a assessora financeira Talita Augusto, mudar essa realidade é o grande desafio para os próximos anos. Nesse sentido, ela acredita que um dos primeiros passos a serem dados é a quebra do estereótipo de que a mulher possui maior dificuldade em aprender sobre investimento.

Talita foi uma das palestrantes do encontro sobre Gestão Financeira e Orçamentária, realizado na sexta-feira (08), especialmente para mulheres.

Clique e entre no nosso grupo do WhatsApp do Mato Grosso Mais e receba todas as notícias na sua mão.

Siga-nos também no Instagram e acompanhe nossas atualizações em tempo real.

O evento foi organizado pela Ouro Investimentos, empresa do grupo Tutors Participações, com o intuito de ofertar capacitação e aproximar o público feminino ainda mais desse mercado. Por meio dele, mais de 20 mulheres tiveram acesso gratuito a um conteúdo prático sobre educação financeira, dicas de investimentos e desenvolvimento de habilidades para consolidação da independência financeira.

“Percebo algumas limitações. Uma delas é um pensamento de que esse mercado é muito masculinizado. Então, a mulher começa a duvidar de sua capacidade de aprender sobre investimentos, sobre planejamento financeiro. Eu digo que sim, é possível. A questão é dar um passo de cada vez, olhar sempre para frente e buscar o conhecimento necessário, sem se comparar com outras pessoas”, comentou Talita.

Um levantamento feito pela FESA Group aponta que as mulheres ocupam apenas 33,86% dos cargos de liderança nas empresas de finanças. Talita acredita que o número demonstra a existência de enorme espaço para a formação e atuação de novos profissionais. “Há uma lacuna muito grande para ser preenchida, possibilitando que novas mulheres sejam os rostos que influenciam outras pessoas”, completou ela.

O palestrante Fernando Henrique também participou do evento e destacou a dificuldade que esse mercado tem em direcionar atenção ao público feminino. Segundo ele, ações como a promovida pela Ouro Investimentos são fundamentais para quebrar essas barreiras, principalmente por proporcionar oportunidades de troca de ideias e experiências no campo da gestão financeira e orçamentária.

“Pensamos em fazer essa palestra de finanças pessoais, gestão orçamentária, justamente para poder entender o que as mulheres pensam sobre essa área. Precisamos aprender a ouvi-las, compreender as necessidades, que é o mais importante. Estamos vendo as mulheres galgando grandes cargos. Mas vemos que ainda existe um grande tabu a ser superado nesse campo da educação financeira”, pontuou Fernando.

TUTORS PARTICIPAÇÕES

A Tutors Participações iniciou sua jornada como Ouro do Cerrado Investimentos e Educação Financeira, mudando sua marca, no final de 2012, para Ouro Investimentos e Ouro Educação Financeira. Hoje, é um ecossistema que ajuda os clientes a alcançarem independência financeira via investimentos nacionais e internacionais, seguros, consultoria de comercialização no agronegócio, crédito e consórcio.

Compõem essa estrutura: A Hedge Agro Consultoria; Ouro Investimentos; Ouro Securitizadora; Ouro Planejamento e Seguros; Racon Consórcios; Real Life e Tutors Consultoria. A Tutors oferece um portfólio diversificado e completo, atendendo todas as necessidades financeiras e estratégias sob medida.

Veja Mais

Deixe seu Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


ÚLTIMA ATUALIZAÇÃO

  • 14 de março de 2024 às 19:40:14