https://matogrossomais.com.br/wp-content/uploads/2021/05/WhatsApp-Image-2021-05-26-at-10.39.40.jpeg

AVIÃO AGRÍCOLAS

Câmara aprova e projeto de Fávaro para combate a incêndios vai para sanção

DA REDAÇÃO / MATO GROSSO MAIS
[email protected]

Jefferson Rudy/Agência Senado

Foi aprovado nesta quarta-feira (22) pela Câmara dos Deputados o Projeto de Lei de autoria do senador Carlos Fávaro (PSD-MT) que autoriza a contratação por parte do poder público de aviões agrícolas para o combate a incêndios florestais. Para o parlamentar, a aprovação ocorre em um momento importante, em que as atenções de todos estão voltadas para o início do período das secas.

“Esta é, sem dúvida, uma grande notícia para todos os brasileiros, inclusive nós mato-grossenses. Estamos falando da liberação do uso da segunda maior frota de aviões agrícolas do mundo para o auxílio à preservação ambiental”, destaca o senador.

Fávaro pontua que a ideia para proposta surgiu em 2020, justamente quando o país assistia cenas de devastação causadas pelos incêndios no Pantanal. “Enquanto os animais morriam, a vegetação era destruída e os valentes homens e mulheres do Corpo de Bombeiros, pantaneiros e pantaneiras, lutavam contra as chamas, os aviões permaneciam em solo”.

Pela proposta aprovada pelos deputados, fica alterado o Código Florestal, com a determinação de que os planos de contingência para o combate aos incêndios tenham diretrizes para o uso da aviação agrícola.

Com a aprovação na Câmara, ocorrida nesta quarta, o texto segue agora para a sanção presidencial. “Acredito que isso irá ocorrer brevemente e, assim, quando a seca deste ano se intensificar, o poder público terá importantes aliados para combater eventuais incêndios”, finaliza o senador.

 

Veja Mais

Deixe seu Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *