Vila Bela da Santíssima Trindade e Pontes e Lacerda, a 522 e 444 quilômetros de Cuiabá, respectivamente, foram os primeiros municípios a receber o projeto “Prevenção Começa na Escola” nesta semana. Cerca de duas mil crianças e adolescentes assistiram à peça Inocentes Pétalas Roubadas, da Cia. Vostraz, nas duas cidades. A iniciativa é da Procuradoria de Justiça Especializada em Defesa da Criança e do Adolescente.
O procurador de Justiça titular da Especializada, Paulo Roberto Jorge do Prado, explica que em cada cidade são realizadas duas apresentações, sendo uma para escolas da zona rural e outra para as urbanas. “A defesa dos direitos fundamentais da criança e do adolescente é uma prioridade, principalmente no cenário pós-pandemia, em que acompanhamos um aumento nos índices de abuso e violência sexual contra crianças e adolescentes”, ressaltou.
Em Pontes e Lacerda, segundo a promotora de Justiça Mariana Batizoco Silva Alcântara, além dos estudantes, que lotaram o Espaço Celebrai, onde o espetáculo foi realizado, toda a rede de proteção esteve presente. “É uma iniciativa muito importante, capaz de transformar vidas, e contar com a presença de toda a rede de proteção foi um sucesso”.
Ainda esta semana, a peça teatral será apresentada nos municípios de Jauru (06/10) e Cáceres (07/10). No primeiro, o evento acontecerá na Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (Apae). Já em Cáceres, ocorrerá na Escola Estadual Desembargador Gabriel Pinto de Arruda e na Escola Municipal 16 de Março (Núcleo Sadia).
Ainda em outubro, o projeto será levado para as cidades de Sinop (24/10), Colíder (25/10) e Cláudia (26/10). Em novembro, serão visitadas escolas em São Félix do Araguaia (07/11), Água Boa (08/11) e Paranatinga (09/11). Na última etapa as apresentações ocorrerão em Sapezal (21/11) e Diamantino (22/11).
Fonte: MP MT