https://matogrossomais.com.br/wp-content/uploads/2022/11/c8fe81ea0240594105ffab3b5bd132e5.jpeg

ORDEM PÚBLICA

Queimadas em Cuiabá reduzem 53% após fiscalizações

A Defesa Civil, ligada à Secretaria de Ordem Pública de Cuiabá (Sorp), registrou queda no número de queimadas urbanas e na zona rural no ano de 2022. No ano passado foram registradas 590 ocorrências. Já neste ano, de janeiro até o mês de setembro, foram registrados 274, queda de 53,5%.

Conforme o secretário da Sorp, Leovaldo Sales, as ações efetivas, como a fiscalização a terrenos baldios, a contratação de brigadistas através do  programa ‘Cuiabá Sem Queimadas’  e ainda o registro de  duas chuvas  (registradas em julho e agosto), contribuíram para diminuição dos focos.
Somente nos primeiros oito meses deste ano, a Sorp registrou 557 denúncias referentes a terrenos baldios. Deste total, quase 90% das demandas foram finalizadas com êxito, mediante notificações.
“Nas ocorrências registradas pelo Disque-Denúncia e pela Defesa Civil, se fizermos um comparativo, teremos uma redução de 53%. Atuamos preventivamente mediante a limpeza de terrenos, além do reforço na contratação de  brigadistas, e ainda registramos  chuvas inesperadas, mas que, graças a Deus, contribuiram para ajudar a diminuir as queimadas”, explica.
Ele pondera ainda que a efetivação desses números também deve-se ao reforço nas ações. “Mediante as medidas restritivas de biossegurança em razão da pandemia, a  Sorp estava voltada para os trabalhos  de fiscalização. A Sorp trabalhou duro para combater esse vírus, sob o comando do nosso prefeito Emanuel Pinheiro que conduziu bem a situação toda e pudemos voltar às atividades do cotidiano”, disse Leovaldo Sales.
“Nós orientamos à população para não usar o fogo para queimar o lixo no fundo do quintal ou as folhas secas. Evitem o fogo de qualquer maneira”, orientou o diretor da Defesa Civil, José Pedro Zanetti, reforçando que as queimadas causam severos problemas de saúde. Atualmente, Cuiabá conta com 55 brigadistas.

Veja Mais

Deixe seu Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


ÚLTIMA ATUALIZAÇÃO

  • 7 de novembro de 2022 às 17:36:26
  • 7 de novembro de 2022 às 17:30:08