https://matogrossomais.com.br/wp-content/uploads/2023/04/WhatsApp-Image-2023-04-13-at-10.37.15.jpeg

LUIZ FERNANDO

BOICOTE A VIDA

Dr.Luiz Fernando

O juramento de Hipócrates ressurge em minha mente de forma barulhenta, nesta semana, após ouvir declarações estarrecedoras do Governador Mauro Mendes, que não escondeu sua indignação diante de terríveis fatos, que denominou de boicote. O chefe do executivo Estadual foi taxativo; estão boicotando a saúde de Cuiabá, tal hipótese leva suspeitas de ações possivelmente coordenadas, ainda existem dúvidas. É preciso apurar, ter o conhecimento se seriam atos isolados, ou coordenados, ou seja, com mandante com nome, sobrenome e cargo. Na prática isso quer dizer que o já imenso sofrimento dos pacientes que necessitam da saúde pública em Cuiabá não basta para saciar o apetite da arrogância, ganância e maldade. Imaginar que servidores ou terceirizados teriam a falta de humanidade e sem nem mesmo olhar para a dor alheia negariam de forma cruel a entrega de medicamentos e demais insumos disponíveis a rede. Isso é impraticável, ultrapassa a barreira da aceitação, o boicote aqui, não seria contra uma administração interventora que trabalha incansavelmente no gerenciamento da maior crise sanitária da história de Cuiabá, mas seria um boicote a vida, um boicote a decência humana, um boicote sem precedentes!
Mesmo com indignação passamos a encarar como normal, ainda que com sentimento de vergonha, ver nas páginas policiais a saúde de Cuiabá escancarada em suspeitas de corrupção, mas confesso, fiquei ainda mais indignado e surpreso com a denúncia do tal boicote. Vejamos as diferenças, enquanto a Assembleia Legislativa de Mato Grosso já define agenda construtiva para ampliar o orçamento da saúde de Cuiabá com recursos estaduais, temos boicote de quem não tem compromisso com a vida e nega remédio em estoque. Enquanto temos uma interventora ampliando toda a sua expertise e garantido retorno de leitos de UTI´S temos boicote no atendimento. Enquanto celebramos todas as ações que estão resgatando a dignidade dos pacientes do SUS em Cuiabá com a retomada das cirurgias eletivas que mais parecia um corredor da morte, com estimativa de mais de 9 mil vidas ceifadas, que não voltam mais, temos o doloroso boicote. Quisera o boicote não existir, ou se existiu, reitero meu compromisso enquanto médico e vereador combatê-lo, eu e minha equipe nos tornamos Sentinelas. Não para acirrar palanques políticos, mas sim, para honrar com meu juramento de médico, jamais me servirei da minha profissão para corromper ou favorecer crimes. Por isso, reitero Hipócrates “Prometo solenemente consagrar a minha vida a serviço da Humanidade. Darei aos meus Mestres o respeito e o reconhecimento que lhes são devidos. Exercerei a minha arte com consciência e dignidade. A Saúde do meu Doente será a minha primeira preocupação”.

Dr. Luiz Fernando é Vereador por Cuiabá, médico ortopedista, cirurgião de quadril e joelho, especialista em osteometabolismo

Veja Mais

Deixe seu Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *