https://matogrossomais.com.br/wp-content/uploads/2023/06/WhatsApp-Image-2023-06-22-at-11.26.09.jpeg

EM CUIABÁ

Intervenção conserta equipamentos odontológicos e aumenta capacidade de atendimento

Assessoria

O Gabinete de Intervenção Estadual na Saúde de Cuiabá consertou as cadeiras e equipamentos odontológicos de todas as unidades de saúde bucal da Capital. A medida vai possibilitar o aumento em até oito vezes da capacidade de procedimentos odontológicos na rede municipal.

Das 135 cadeiras odontológicas, 85 estavam paradas por defeitos e outras 50 precisavam de manutenção. O serviço também não estava sendo devidamente prestado por falta de insumo, o que foi sanada com as aquisições de materiais feitas pela equipe de intervenção.

Além das cadeiras odontológicas, outros equipamentos usados no atendimento de saúde bucal também passaram por manutenção, como o raio-X, autoclave, compressor, bomba de vácuo, fotopolimerizador, canetas de alta e baixa rotação, ultrassom, caixa de comando, cuspideiras, amalgamador, mochos e refletores.

O atendimento de saúde bucal é realizado em 57 unidades odontológicas de atenção básica, além de sete Centros de Especialidades Odontológicas (CEOs), três clínicas odontológicas e consultórios nas três Unidades de Pronto Atendimento (UPAs) dos bairros Verdão, Morada do Ouro e Pascoal Ramos, que fazem plantão 24 horas para atender casos de urgência e emergência.

Atualmente, a rede municipal de saúde conta com 267 cirurgiões dentistas e cerca de 100 técnicos de saúde bucal, que prestam todo tipo de serviço odontológico à população como restaurações, limpeza, tratamento periodontal (gengiva), tratamento de canal, cirurgias simples e complexas, e atendimento de urgência e emergência.

O motorista de aplicativo Emerson Carlos de Oliveira, de 46 anos, retomou o tratamento no Centro Especializado em Odontologia (CEO) do Verdão, após a manutenção dos equipamentos da unidade, e elogiou a melhoria.

“Os aparelhos estavam estragados e agora que voltou já me chamaram para fazer o tratamento de canal e de restauração. O atendimento é muito bom. Estou gostando do resultado e indico”, destacou.

O eletrotécnico Eloy Costa, 59 anos, conseguiu finalizar o tratamento odontológico após a manutenção nos equipamentos no CEO Verdão.

“Fiz um canal e oito restaurações. A minha experiência foi muito boa. Eu sou extremamente crítico e posso te dizer que o atendimento foi bom, eles tratam a gente bem aqui”, disse.

Para a responsável técnica do CEO Verdão Letícia Abreu, a manutenção dos equipamentos odontológicos representou grande avanço para a saúde bucal.

“Tínhamos uma cadeira que estava aparada por um bloco de concreto e outras com defeitos no encosto. Todas as oito cadeiras precisavam de manutenção e hoje estamos com todas as nossas cadeiras funcionando”, afirmou.

Na Clínica Odontológica do Bairro Jardim Leblon , apenas duas das 10 cadeiras odontológicas estavam funcionando antes da manutenção.

Veja Mais

Deixe seu Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *