https://matogrossomais.com.br/wp-content/uploads/2024/03/2024-02-29-17-00-088a6194-65e0f07c6fc1b.jpg

ALMT - Posto TRE - Abril

ETNIA WARAO

Emanuel vistoria área para realocação de famílias de Indígenas venezuelanas

DA REDAÇÃO / MATO GROSSO MAIS
[email protected]

Emanoele Daiane

O prefeito de Cuiabá, Emanuel Pinheiro, o procurador de Justiça Paulo Roberto Jorge do Prado, titular da Especializada na Defesa da Criança e do Adolescente e representantes de diferentes segmentos da sociedade, visitam na manhã desta sexta-feira, 1º de março, a área apontada pela Prefeitura de Cuiabá para a realocação das 53 famílias de indígenas venezuelanas da etnia Warao na capital.

Por determinação do chefe do Executivo, foi criada uma força-tarefa com o objetivo de resguardar as famílias em situação de vulnerabilidade social.

A saída está prevista para às 8h30, em frente à Prefeitura de Cuiabá, e também será acompanhada contará com a presença de diversas autoridades. A área do município fica no distrito do Nova Esperança do Pequizeiro, na rodovia MT 040, próximo à construção do Hospital Universitário Júlio Muller.

Clique e entre no nosso grupo do WhatsApp do Mato Grosso Mais e receba todas as notícias na sua mão.

Siga-nos também no Instagram e acompanhe nossas atualizações em tempo real.

A visita atende a um pedido do Ministério Público de Mato Grosso (MPMT) e de outras instituições engajadas na causa dos indígenas venezuelanos da etnia Warao, durante reunião realizada no dia 26 de janeiro, no Salão Nobre do Palácio Alencastro.

Desde o mês de novembro de 2022, a Prefeitura de Cuiabá, por meio da Secretaria Municipal de Assistência Social, Direitos Humanos e da Pessoa com Deficiência, tem prestado assistência a esse grupo.

Faz-se importante destacar que todas as famílias atendidas estão devidamente cadastradas no Cadastro Único, o que lhes confere acesso a uma série de programas governamentais, incluindo o Programa Bolsa Família. Além dos benefícios eventuais, foram providenciados encaminhamentos para oportunidades de emprego, resultando na colocação de 28 famílias em empregos formais na empresa Cocremix e 5 na rede de supermercados Comper, todos com o suporte e orientação da equipe do CRAS Getúlio Vargas.

Conforme Relatório Técnico Socioassistencial da Secretaria de Assistência, 239 famílias venezuelanas viviam em Cuiabá até novembro do ano passado. São 40 de indígenas Warao. Hoje, são 56 famílias indígenas, compostas por 141 adultos(as) e 89 crianças (dados do MPE).

Veja Mais

Deixe seu Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *