https://matogrossomais.com.br/wp-content/uploads/2023/07/image_preview-1.jpg

MEIO AMBIENTE

Mato Grosso sediará um dos ofícios ambientais do MPF destinados à Amazônia Oriental

Foto: Vecspock no Freepik

O Ministério Público Federal (MPF) anunciou em 2022 a criação de 30 novos ofícios destinados à temática socioambiental na Amazônia, dois quais dez são exclusivos, de atribuição regional, sendo cinco para a Amazônia Oriental, que inclui o Amapá, Mato Grosso e Pará; e cinco para a Amazônia Ocidental, composta por Amazonas, Acre, Rondônia e Roraima.

Um destes ficará alocado na Procuradoria da República de Mato Grosso (PR/MT).

Os outros 20 ofícios serão destinados à atividade de coordenação. Nesse caso, metade deles será voltada para a tutela das unidades de conservação na Amazônia Legal, a partir de proposta apresentada pela Câmara de Meio Ambiente e Patrimônio Cultural (4CCR) do MPF. A outra parte será de atribuição da temática da Câmara de Populações Indígenas e Comunidades Tradicionais (6CCR) do órgão.

“Como chefe do Ministério Público da União e presidente do Conselho Nacional do Ministério Público, espero que possamos fornecer os recursos pessoais e materiais necessários para que os valores sagrados da Constituição sejam bem defendidos por nossa instituição”, afirmou o procurador-geral da República, Augusto Aras, ao anunciar a criação dos novos ofícios.

As novas estruturas serão acrescidas àquelas que já estão destinadas à matéria socioambiental. Ao assinar a portaria, Augusto Aras destacou a importância da medida para aperfeiçoar a atuação do MPF na defesa dos valores ambientais, indígenas e das comunidades tradicionais. “Com esse ato, estamos aprimorando a proteção a valores e a bens constitucionalmente relevantes, exatamente para enfrentarmos os grandes desafios dessa grande região do nosso país”, resumiu.

Os ofícios foram instituídos em maio do ano passado com o objetivo de ampliar a atuação do órgão ministerial na região Amazônica. Espera-se assim uma melhoria na atuação do MPF na defesa dos valores ambientais, indígenas e das comunidades tradicionais.

O aumento dos casos de violência contra indígenas é motivo de preocupação e monitoramento por parte do Ministério Público Federal. As medidas de reforço da estrutura vão permitir uma atuação ainda mais efetiva nessa frente.

Assessoria de Comunicação
Ministério Público Federal
Procuradoria da República em Mato Grosso
www.mpf.mp.br/mt
[email protected]
(65) 3612-5083

Veja Mais

Deixe seu Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


ÚLTIMA ATUALIZAÇÃO

  • 14 de julho de 2023 às 14:10:54