https://matogrossomais.com.br/wp-content/uploads/2023/08/download.jpg

CULTURA

Escolas de Cuiabá recebem peça de teatro sobre mudanças climáticas

FOTO/ ASSESSORIA

Cinco escolas municipais de Cuiabá iniciam o mês de agosto com conteúdo diferente. O meio ambiente vira matéria principal e as salas de aula abrem espaço para a peça Mudanças Climáticas, do grupo Teatro Sustentável.

A ação promovida pela Águas Cuiabá, do grupo Iguá Saneamento, promove à estudantes da rede pública de ensino informações sobre sustentabilidade, agregando cultura e consciência ambiental de forma lúdica e criativa. Nesta segunda feira (7), as escolas Senador Gastão de Matos Muller e Profº Zeferino Leite de Oliveira, localizadas no bairro Pedra 90, serão as primeiras a receber o espetáculo.

Iniciadas em junho, em celebração ao Mês do Meio Ambiente, as apresentações da peça já passaram pelas cidades de Mirassol (SP) e Paranaguá (PR) e encerram o cronograma na capital mato-grossense. O objetivo da peça é chamar atenção, por meio da arte contemporânea, às mudanças ocorridas no clima em decorrência das ações dos homens.

Segundo o diretor geral da Águas Cuiabá, Renato Carlini Camargo , a iniciativa é uma oportunidade de promover informação para uma geração ainda em formação. “Oportunizar o acesso ao conhecimento sobre o meio ambiente na escola é uma forma de possibilitar que as crianças atuem como agentes transformadoras do futuro. A educação ambiental é o primeiro passo para o desenvolvimento de uma sociedade sustentável”.

Sobre a peça

 A aventura de “Mudanças climáticas” começa quando dois aventureiros recebem uma mensagem urgente da Ursa Rosa, que mora na região Ártica. A carta é um pedido de socorro: o aumento da temperatura está derretendo o gelo e o nível dos mares aumentando ano após ano. Desesperada, ela perderá a sua casa e precisará procurar outro lugar para morar.

Durante a peça, os dois cientistas mostram as transformações que o clima da Terra tem sofrido e o que pode acontecer caso algo não seja feito. Estudantes, professores e funcionários poderão assimilar o que cada um pode fazer para reduzir os danos ao meio ambiente. Na prática, também serão abordados assuntos como a utilização responsável dos recursos naturais, como a importância da água e técnicas de reciclagem.

Além do Pedra 90, a previsão é que o espetáculo percorra, ao longo da semana, escolas municipais localizadas no Centro Norte, São Benedito e Altos da Serra I.

Confira o cronograma completo da peça em Cuiabá:

Segunda-feira (07/08), 10h e 13h:

EMEB Senador Gastão de Matos Muller

Segunda-feira (07/08), 16h e Terça-feira (08/08), 8h:

EMEB Profº Zeferino Leite de Oliveira

Terça-feira (08/08), 10h e 13h:

EMEB Vereador Paulo Campos Borges

Quarta-feira (09/08), 10h30 e 13h:

EMEB Profª Rita Caldas Castrillon

Quarta-feira (09/08), 16h e Quinta-feira (10/08) 10h30:

EMEB Celina Fialho Bezerra

Sobre a Águas Cuiabá – Por meio de concessão plena, iniciada em 2012 e com validade de 38 anos, a concessionária assumiu os serviços de abastecimento de água e esgotamento sanitário na capital mato-grossense em 2017. A empresa atende 605 mil pessoas e tem como objetivo universalizar o acesso da população à água de qualidade e à coleta e tratamento de esgoto. Pertencente ao Grupo Iguá, que está presente em 39 municípios brasileiros e alcança 7,1 milhões de pessoas com o compromisso de ser a melhor empresa de saneamento para o Brasil.

Sobre a Iguá Saneamento: Companhia controlada pela IG4 Capital, a Iguá atua no gerenciamento e na operação de sistemas de abastecimento de água e esgotamento sanitário por meio de concessões e parcerias público-privadas. Uma das principais empresas do setor no país, está presente em 39 municípios de seis estados brasileiros – Alagoas, Mato Grosso, Rio de Janeiro, Santa Catarina, São Paulo e Paraná – com 18 operações que beneficiam pouco mais de 7 milhões de pessoas.

Signatária da Rede Brasil do Pacto Global (iniciativa da Organização das Nações Unidas), a companhia assumiu o compromisso empresarial brasileiro para a biodiversidade, do CEBDS em parceria com o wbcsd. Recebeu pela Climate Bonds Initiative (CBI) a certificação do primeiro título verde da América Latina para infraestrutura hídrica.

Por sua gestão sustentável da água, em 2022, foi uma das condecoradas no programa de Reconhecimento IWA Climate Smart Utility e, no mesmo ano, conquistou pontos que lhe renderam entrar no ranking da GRESB (Global Real Estate Sustainability Benchmark). Também marcou presença como 1º lugar na categoria saneamento, gestão de resíduos e infraestrutura, segundo o TOP Open Corps 2022.

Ainda neste ano, oito concessionárias do grupo foram reconhecidas com o Prêmio Nacional de Qualidade em Saneamento (PNQS). Foi eleita, em 2022, pelo sexto ano consecutivo, uma ótima empresa para se trabalhar pela consultoria Great Place to Work (GPTW). www.igua.com.br.

Veja Mais

Deixe seu Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *