https://matogrossomais.com.br/wp-content/uploads/2024/02/2024-02-05-10-33-088a9636-65c0f19c10c29.jpg

ALMT - Posto TRE - Abril

FOLIA E SEGURANÇA

Semob define plano de trânsito para Carnaval que começa nesta sexta

DA REDAÇÃO / MATO GROSSO MAIS
[email protected]

Emanoele Daiane

A Secretaria de Mobilidade Urbana (Semob) já definiu o plano de gerenciamento de trânsito que será aplicado na Campanha de Carnaval 2024 que acontece entre os dias 09 e 13 de fevereiro (sábado, domingo, segunda e terça-feira) nas praças da Mandioca, 08 de abril, Popular e Santo Dumont.

E também nos bairros Pedra 90, Parque Cuiabá, na Orla do Porto II e na Avenida Mato Grosso. As ações educativas serão realizadas em conjunto com a Secretaria da Mulher e Secretaria de Saúde de Cuiabá. 120 agentes já estão escalados para trabalhar no período.

A campanha tem como foco a conscientização sobre os cuidados no trânsito e, todos os dias, Agentes de Trânsito abordarão os condutores e pedestres, que também receberão dicas sobre revisão do veículo, respeito a velocidade, não consumo bebida alcoólica, proibição do uso de celular ao volante, o uso de cinto de segurança nos carros e o capacete nas motos, entre muitas outras instruções.

Clique e entre no nosso grupo do WhatsApp do Mato Grosso Mais e receba todas as notícias na sua mão.

Siga-nos também no Instagram e acompanhe nossas atualizações em tempo real.

“A Semob preparou uma operação específica para o carnaval. Os agentes da educação, de operação de trânsito e de transporte além de regular o tráfego, estarão orientando os condutores e também garantindo a condução com menos prejuízos possível”, explica o diretor de trânsito, Michell Diniz ao enfatizar que a ação ainda conta com a parceria do Tribunal de Contas do Estado (TCE), Gabinete de Gestão Integrada (GGI), Centro Integrado de Operações de Segurança Pública (CIOSP) que atua na Lei Seca, Departamento Estadual de Trânsito de Mato Grosso (Detran) e Batalhão de Trânsito da Polícia Militar.

O evento que está sendo acompanhado pela Semob desde a abertura, no último domingo dia 04, onde inclusive contou com show da Banda Cheiro de Amor, reunindo cerca de 5 mil foliões. Nos próximos dias serão realizadas várias apresentações de bandas nacionais como Roberto Lucialdo e Dilson de Oliveira, Charanga da Alegria, Bola de Ouro, Raízes do Samba, Saca Rolha, Turma do Bill, Banda Mestre Cachaço e Gracy Lopes, Confraria do Bode. A turma da Tia Hanna também vai estar presente para animar a criançada, entre outras atrações. Os agentes de trânsitos estarão distribuídos estrategicamente em todos os pontos de festividades, para executar o plano de mobilidade, garantir segurança ao trânsito e aos pedestres e permitir que todos possam participar da ‘folia’ com segurança.

Agentes motociclistas vão monitorar as ruas próximas aos eventos para orientar os motoristas acerca das mudanças no tráfego e indicar as rotas alternativas para o seu deslocamento. Eles também vão orientar usuários e operadores do sistema de transporte coletivo sobre os novos itinerários e os pontos de parada provisórios. Uma força-tarefa que visa diminuir os impactos causados pelas alterações das vias que estarão bloqueadas para a realização dos eventos.

O diretor de trânsito, alertou que todos os dias haverá blitz de Lei Seca. “É importante que todos fiquem conscientes, especialmente aqueles que ainda insistem em infringir o código de trânsito dirigindo depois de ingerir bebida alcoólica”, orientou Michel Diniz ao informar que nos próximos dias será confirmado os horários das operações.

Você sabia que a Semob tem dois contatos para prestar orientações e receber denúncias sobre o trânsito?

Para denunciar sobre quaisquer ocorrências de trânsito, inclusive em período aonde aumentam as demandas, a exemplo do Carnaval, o cidadão pode entrar em contato diretamente com a equipe da Semob.

Uma das opções é por ligação telefônica, o chamado Disque-Trânsito 118 e o outro também pode ser por ligação ou via whatsapp, que é o Fiscalizap e, para acioná-lo, basta que o cidadão adicione o número (65) 99235-6950. Ou seja, o denunciante tanto pode ligar quanto enviar mensagens: as demandas serão atendidas pelo Centro de Controle de Mobilidade Urbana (CCMOB) da Secretaria. Assim como o “Disque-Trânsito 118”, o Fiscalizap, funciona de segunda a sexta-feira, das 6h à meia-noite, e aos sábados, das 6h às 12h.

Veja Mais

Deixe seu Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


ÚLTIMA ATUALIZAÇÃO

  • 8 de fevereiro de 2024 às 14:54:23
  • 8 de fevereiro de 2024 às 14:53:30