https://matogrossomais.com.br/wp-content/uploads/2023/10/WhatsApp-Image-2023-10-17-at-17.18.24.jpeg

ALMT - Posto TRE - Abril

SAÚDE

Sérgio Ricardo propõe força-tarefa para erradicar hanseníase em MT

DA REDAÇÃO / MATO GROSSO MAIS
[email protected]

Reprodução

O presidente do Tribunal de Contas de Mato Grosso (TCE-MT), conselheiro Sérgio Ricardo, propôs uma força-tarefa para erradicação da hanseníase no estado.

Na 1ª sessão ordinária deste ano, o presidente chamou atenção para os dados do Ministério da Saúde (MS), que apontam Mato Grosso como líder do ranking de registro da doença no país, com 3.927 casos notificados no último ano.

“Índia e África, há pelo menos um século, já eliminaram essa doença. No Brasil, em 2023, tivemos quase 20 mil casos de hanseníase e Mato Grosso lidera com a maior taxa de detecção da doença no país, com quase 4 mil casos. Faz muitos anos que eu ouço que nosso estado é campeão em hanseníase e não conseguimos sair disso”, frisou o conselheiro-presidente.

Clique e entre no nosso grupo do WhatsApp do Mato Grosso Mais e receba todas as notícias na sua mão.

Siga-nos também no Instagram e acompanhe nossas atualizações em tempo real.

Sérgio Ricardo salientou que a origem e maior incidência da doença está entre os cidadãos pobres, que não têm acesso à saúde e saneamento básico. Situação que não deve ser admitida em um dos estados mais ricos do Planeta e que se destaca quando o assunto é produção agrícola.

“Proponho esse esforço concentrado para erradicarmos totalmente a hanseníase em Mato Grosso. Não é possível admitir que um estado com essa qualidade tenha uma doença do tempo de Cristo, que não conseguimos resolver”, declarou.

Na sequência, o presidente da Comissão Permanente de Saúde, Previdência e Assistência Social do TCE-MT, conselheiro Guilherme Antonio Maluf, afirmou que a temática está inclusa no Plano Anual de Trabalho (PAT), com intuito de realizar estudos que fundamentem a recomendação de políticas públicas eficientes.

“Não temos interesse de tomar o espaço dos Poderes Legislativo e Executivo, mas não podemos nos manter inertes diante do atual cenário. Nós vamos trazer sugestões e recomendações para que façam novas políticas públicas, porque as que estão sendo praticadas não estão sendo efetivas, uma vez que os índices continuam alarmantes”, finalizou Maluf.

Veja Mais

Deixe seu Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


ÚLTIMA ATUALIZAÇÃO

  • 1 de março de 2024 às 18:14:47