https://matogrossomais.com.br/wp-content/uploads/2024/03/WhatsApp-Image-2024-03-07-at-08.23.10.jpeg

ALMT - Posto TRE - Abril

CAPACITAÇÃO

Após formação da 1ª turma de Residência Médica, curso de técnico de enfermagem entram na reta final

DA REDAÇÃO / MATO GROSSO MAIS
[email protected]

Da assessoria

Após a formação da primeira turma de Residência Médica pelo Hospital Pronto Socorro Municipal de Várzea Grande, agora é a vez da área técnica em enfermagem que hoje se tornaram tão preponderantes quanto os demais profissionais de saúde.

Os alunos da primeira turma do Curso de Técnico em Enfermagem – fruto da parceria de serviços entre a Prefeitura de Várzea Grande, por meio do Programa Qualifica + VG e SENAC (Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial), já fizeram estágios supervisionados nas unidades de saúde do município e estão nas últimas etapas para serem certificados.

Já a segunda e a terceira turma estão neste momento também se familiarizando com os atendimentos realizados nas unidades de saúde do município, e se preparando para a reta final do curso.

Clique e entre no nosso grupo do WhatsApp do Mato Grosso Mais e receba todas as notícias na sua mão.

Siga-nos também no Instagram e acompanhe nossas atualizações em tempo real.

“Mais do que parcerias de sucesso e de resultados profissionais, estamos trabalhando na formação de profissionais mais capacitados, mais humanos e melhor treinados para salvar vidas que é nossa maior missão no SUS e suas unidades de saúde”, disse o prefeito Kalil Baracat.

Como explica a instrutora do Senac, Enfermeira Jucinéia Silva, essa é uma etapa importante e obrigatória para quem quer de fato atuar na profissão. Durante o estágio, o aluno tem contato direto com o dia a dia da enfermagem, incluindo pacientes reais e situações próprias do ofício.

“Nós do Senac trabalhamos com unidades curriculares, e nossos alunos saem sabendo de todas as marcas formativas para ser, aprender e se manter no mercado de trabalho. O nosso processo de avaliação é sistemático e posso garantir que todos eles sairão daqui aptos para desenvolverem a função. Todos fizeram estágios na UPA Ipase, Pronto Socorro, e em várias clínicas médicas, além de centros cirúrgicos. Também foram capacitados para administrar medicações, administrações, dimensões e redimensões, e a punção venosa, que há princípio causa medo, mas todos aprenderam a manusear os instrumentos corretamente”, comemorou.

O secretário de Saúde, Gonçalo de Barros disse que desde 2021 o Hospital Pronto Socorro de Várzea Grande vem realizando várias etapas importantes para a realização de um sonho, o de transformá-lo em hospital escola. “Neste ano formamos a primeira turma de residentes de medicina e aos poucos vamos transformando o hospital. Quanto aos técnicos de enfermagem, profissionais da mais alta importância no sistema de saúde, e que estão sendo treinados e capacitados nas unidades do município, a exemplo do Pronto Socorro e UPA, para nós é motivo de orgulho e satisfação. Essa capacitação se faz necessária porque é a base onde começa todo o atendimento, sistema e cuidado necessário desses profissionais com o paciente”.

Gonçalo Barros ressaltou que a participação desses dos alunos do curso técnico em enfermagem permitiu a formatura desses novos profissionais e se tornou uma oportunidade de buscar diminuir a demanda existente no setor. “A formatura desses profissionais abre perspectiva para que em um próximo concurso público, sejam ofertadas vagas para esses profissionais para adentrarem ao nosso sistema de saúde, que cada vez mais tem trabalhado na busca de profissionais altamente qualificados”.

A aluna da primeira turma do curso de enfermagem, Franciele Fátima Pereira, já está contando os dias para receber o certificado de conclusão de curso e atuar na profissão. “Tivemos um período longo de aulas teóricas e já passamos pela prática, com a realização do estágio onde inicialmente, aprendemos sobre o trabalho humanizado dentro da saúde, medicação e passamos por todas as salas de clínicas médicas e cirúrgica, onde assistimos vários procedimentos. Estou feliz em poder realizar esse curso que era um sonho antigo, e tenho certeza de que estou preparada para atuar nesta função”.

Já a secretária de Assistência Social, Ana Cristina Vieira, disse que o programa Qualifica + VG tem oportunizado, às famílias de baixa renda, a chance se capacitarem em uma área de conhecimento e que todos os cursos ofertados pelo município, em parcerias com as instituições a exemplo do SENAC, tem possibilitado uma mudança de vida a centenas de milhares de pessoas. “O curso de técnico de enfermagem mostra essa ação transversal da Prefeitura de Várzea Grande junto às instituições de ensino, e entre as secretarias de Assistência por ter ofertados as vagas, e de Saúde, que tem oportunizado o aprendizado dos alunos com estágios supervisionados”, destacou.

Veja Mais

Deixe seu Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


ÚLTIMA ATUALIZAÇÃO

  • 7 de março de 2024 às 19:28:32