https://matogrossomais.com.br/wp-content/uploads/2024/03/WhatsApp-Image-2024-03-07-at-11.36.07.jpeg

ALMT - Posto TRE - Abril

AUTARQUIA

IPHAN de Cuiabá vai funcionar em novo local e retomar atendimentos

DA REDAÇÃO / MATO GROSSO MAIS
[email protected]

Da assessoria

O Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN) em Cuiabá passará a funcionar em um novo endereço e retomará o atendimento presencial ao público.

A informação foi confirmada pelo presidente da autarquia, Leandro Grass, à deputada federal Gisela Simona (União-MT). A parlamentar esteve, nesta quarta-feira (06.03), na sede do órgão, em Brasília, para tratar do assunto.

Na capital de Mato Grosso, o IPHAN passa por sérios problemas desde 2015, quando o prédio do órgão foi fechado, por problemas estruturais.

Clique e entre no nosso grupo do WhatsApp do Mato Grosso Mais e receba todas as notícias na sua mão.

Siga-nos também no Instagram e acompanhe nossas atualizações em tempo real.

Desde então, os servidores que trabalham na autarquia foram transferidos para um novo imóvel que, em abril do ano passado, foi interditado pela Vigilância Sanitária, por condições incompatíveis à saúde. Sem sede, os atendimentos hoje são feitos por via remota.

Diante desta situação, Gisela foi procurada por historiadores e outras pessoas que são afetadas pela falta de estrutura do IPHAN e buscou a presidência da autarquia para tratar do assunto.

“Na reunião, fomos informados que com relação à sede principal foi feito um Termo de Compromisso com a Prefeitura de Cuiabá para que ela fizesse essa reforma com transferência de recursos. Só que a prefeitura não terminou a obra e abandonou ela no meio do caminho. Por conta disso, o IPHAN está com dificuldade de retomar esse processo. Por outro lado, temos uma solução provisória, que está sendo alugada um novo prédio para que seja retomado o atendimento presencial. E isso deve acontecer logo”, destacou a parlamentar.

No encontro, Grass revelou à Gisela que, inclusive, estará em Cuiabá no fim do mês. Ao final da reunião, a parlamentar comemorou a reabertura do órgão na capital. “A retomada dos atendimentos presenciais em um novo local é uma importante notícia. Temos todo o centro histórico que precisa de uma revitalização, são aproximadamente 400 imóveis tombados, e isso depende do trabalho do IPHAN. São prédios que precisam ser preservados porque fazem parte da nossa história, incluindo igrejas como a da Boa Morte e a de Nosso Senhor dos Passos, que precisam ser cuidadas”.

Veja Mais

Deixe seu Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *