https://matogrossomais.com.br/wp-content/uploads/2024/04/2024-04-19-08-34-0h4a0005-662264d854629.jpg

DE 19 A 21

Prefeitura de Cuiabá lança 5º Festival da Pamonha na Comunidade do Rio dos Peixes

DA REDAÇÃO / MATO GROSSO MAIS
[email protected]

Luiz Alves

A Prefeitura de Cuiabá, por meio da Secretaria Municipal de Turismo, com o apoio da Secretaria Municipal de Agricultura, Trabalho e Desenvolvimento Econômico e da Secretaria Municipal de Mobilidade Urbana, realizou na noite desta quinta-feira (18) a solenidade de lançamento do 5º Festival da Pamonha na Comunidade do Rio dos Peixes, no KM 23 da Rodovia Emanuel Pinheiro, MT-251.

No evento, ocorreu a apresentação e degustação de todos os pratos a serem vendidos na feira gastronômica. A abertura foi realizada pelo vice-prefeito José Roberto Stopa, o secretário de Turismo Lincoln Sardinha, secretária-adjunta de Agricultura, Trabalho e Desenvolvimento Econômico, Cacíla Nassarden, e o diretor-ouvidor da Agência Municipal de Regulação de Serviços Públicos Delegados de Cuiabá (ARSEC), Zito Adrien.

“Tudo que estamos fazendo hoje é por amor, por amar o Rio dos Peixes, por ter compromisso e achar que realmente este é um evento que está mudando e vai mudar se der continuidade à vida das pessoas aqui na comunidade. Nós temos um evento gigantesco que cresce ano após ano. Então pessoal, hoje é dia de agradecimento, é dia de agradecer a todos os parceiros, é dia de agradecer a cada comerciante, a cada um que participa deste evento. Os maiores, os menores, os intermediários, a todos que estão se dedicando neste, que um dia vocês podem ter certeza que seremos destaque nacional”, frisou José Roberto Stopa.

Entre no nosso grupo do WhatsApp do Mato Grosso Mais, siga-nos também no Instagram e acompanhe nossas atualizações em tempo real.

A apresentação contou com a participação dos 27 comerciantes que farão parte da feira gastronômica neste ano. A diversidade e as opções de pratos foram o diferencial, com opções entre pamonhas de diversos sabores, cural, bolos e até caldos feitos com o milho, além de pratos típicos regionais e artesanatos.

O evento tem o objetivo de fomentar a economia de pequenos produtores e dar visibilidade para o turismo em Cuiabá. “Esse festival nasceu em 2018 a pedido da Comunidade do Rio dos Peixes e o prefeito Emanuel Pinheiro não hesitou em fazê-lo. E de lá pra cá, a gente tá fazendo ano a ano, e a cada ano o resultado tem sido ainda mais satisfatório. A prefeitura de Cuiabá tem um trabalho implantado dentro da Comunidade do Rio dos Peixes e hoje nós estamos aqui para lançar o festival e eu tenho certeza absoluta que será um sucesso econômico e para o turismo cuiabano”, afirmou Lincoln Sardinha.

Ao longo das quatro edições anteriores, já foram vendidas mais de 88 toneladas de produtos derivados do milho. Foram 4 mil quilos em 2018, 11 mil em 2019, com pausa em 2020 e 2021 devido à pandemia de coronavírus. Em 2022, com o retorno do festival, foram comercializadas mais de 30 toneladas e em 2023, 36 toneladas. Juntas, as edições geraram mais de 300 empregos entre diretos e indiretos. Neste ano, a previsão é que 40 toneladas de alimentos sejam comercializadas durante os três dias de evento.

“Apesar das preocupações com o trecho do Portão do Inferno, acreditamos em um grande evento este ano. Agradecemos ao vice-prefeito Stopa, ao secretário Lincoln Sardinha e, principalmente, à Prefeitura de Cuiabá pelo apoio e parceria neste evento tão importante para a Comunidade do Rio dos Peixes”, declarou Silvana Amorim, presidente da Associação de Moradores da Comunidade do Rio dos Peixes.

A solenidade contou com a presença de cerca de quarenta convidados. “Recebemos o convite do secretário de Turismo e logo aceitamos. Eu sou uma cuiabana não só nascida, mas criada em Cuiabá. Sou apaixonada pela cidade, apaixonada pelo nosso estado, e então para mim é uma honra prestigiar esse evento feito com tanto carinho, para incentivar o turismo em Cuiabá”, disse Natalia Viana, Miss Brasil Curve e digital influencer.

Veja a programação completa:

1º Dia do Festival – Solenidade de abertura com autoridades – 19/04 (sexta-feira)

Horário: 8h às 18h

FEIRA GASTRONÔMICA com diversos produtos derivados do milho

Obs: O comércio local também estará aberto

APRESENTAÇÃO CULTURAL

Horário: 18h às 20h

SHOW COM A DUPLA NICO & LAU

2º Dia do Festival

2º dia de Festival – 20/04 (sábado)

Horário: 8h às 18h

FEIRA GASTRONÔMICA com diversos produtos derivados do milho

Obs: O comércio local também estará aberto

APRESENTAÇÃO CULTURAL

Horário: 18h às 20h

SHOW DA DUPLA ANSELMO & RAFAEL

3º dia de festival / encerramento

3º dia de festival / encerramento – 21/04 (domingo)

Horário: 8h às 18h

FEIRA GASTRONÔMICA com diversos produtos derivados do milho

Obs: O comércio local também estará aberto

APRESENTAÇÃO CULTURAL

Horário: 18h às 20h

SHOW COM ROBERTO LUCIALDO

Cardápio do 5º Festival da Pamonha

  • Pamonhas doces, de sal, temperada c/ jiló e linguicinha apimentada
  • Bolo de milho, curau, caldo de kenga, entre outros sabores tradicionais e derivados do milho
  • Comidas típicas cuiabanas

A feira contará ainda com venda de artesanatos.

Veja Mais

Deixe seu Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *