https://matogrossomais.com.br/wp-content/uploads/2022/11/8ca05aca87abd75574c2edec1c157680.jpeg

Escola Municipal Castro Alves realiza Culminância do Projeto PRS Cerrado e do Programa A União Faz a Vida

A Escola Municipal Castro Alves, localizada no Assentamento Caeté, realizou, na última sexta-feira (25.11), a culminância do Projeto Rural Sustentável – Cerrado e a exposição das atividades do Programa A União Faz a Vida. Os trabalhos são o resultado de múltiplas mãos que se uniram em favor das causas de preservação ao Meio Ambiente, além de construir e vivenciar atitudes e valores de cooperação e cidadania. O evento também foi marcado por apresentações musicais protagonizadas pelos alunos.

No total, cerca de 130 alunos participaram das atividades desenvolvendo diversas temáticas, cumprindo as etapas de planejamento durante seis meses. O Pré I trabalhou o “Nascimento do Pintinho”, o Pré II o “Guardiões da Semente”. Os alunos do 1º ano trabalharam “Os Cinco Sentidos na Natureza”, os do 2º ano “A Natureza no Ar”.  A turma do 4º ano desenvolveu o tema “As Cascas da Árvore têm Cheiros” e os estudantes do 5° ano o tema “Transformando o Lixo Orgânico”.

As equipes de articulação atuaram sobre apicultura com o tema “As casas das abelhas são iguais”.   As turmas do Pré II e do 1º ano trabalharam os 4 elementos (água, ar, terra e fogo) e os cinco sentidos (visão, audição, tato e paladar).

O objetivo do PRS – Cerrado consiste em mitigar as emissões de Gases de Efeito Estufa (GEE) e aumentar a renda de pequenos e médios produtores no bioma Cerrado por meio da implementação de tecnologias de baixa emissão de carbono. Através das capacitações ofertadas,  o projeto busca sensibilizar, capacitar e treinar pessoas em torno das práticas sustentáveis e da agropecuária.

De acordo com a agroecóloga, Mábilly Amaral Gonçalves, facilitadora do Jogo PRS – Cerrado, Diamantino figura entre os 11 municípios do estado de Mato Grosso contemplados com o projeto e é o primeiro do ranking estadual em melhor pontuação no desempenho das atividades, atendendo, assim, os critérios do projeto que ao final premiará os estudantes com dinheiro para investir no espaço destinado para a horta, composta por uma variedade de verduras, frutas, flores e vegetais.

Mábilly explica como as ações são executadas. “O PRS é um projeto bem amplo , a gente trabalha com a popularização para promover educação ambiental. Aqui na Escola Castro Alves trabalhamos o Jogo Coopera Cerrado. São seis etapas: preparação do solo, as sementes, semear, manejar, colher e a etapa de hoje que é o beneficiário erradiar, ou seja a culminância do projeto, quando a gente consegue reunir todas as ações para apresentar à comunidade o que foi desenvolvido na escola.

A diretora da instituição Alice Almeida comemora ver a escola se destacando e já colhendo os frutos da dedicação dos alunos, pais, professores e todos os envolvidos na iniciativa. A gestora frisou que o projeto veio para transformar a realidade da escola e representa a realização de um sonho.

“As facilitadoras trouxeram para nossas crianças uma bagagem riquíssima de conteúdos ambientas e juntamente com nossa equipe foi colocado em prática. Agradesço o desempenho de cada profissional da Escola Municipal “Castro Alves”, pois sem eles, sem o apoio dessa equipe nada seria possível. “Uma equipe que se destaca é aquela onde todos possuem a mesma importância e o bom resultado vem do comprometimento de todos”,

O PUFV é realizado em parceria com o Sicredi Ouro Verde, que também desenvolve temáticas voltadas para a preservação do meio ambiente. Os trabalhos desenvolvidos teve como tema “O Lugar Onde Vivo”.

A coordenadora local do PUFV, Ana Rose do Nascimento participou da cerimônia de finalização dos projetos e expressou sua satisfação de ver o engajamento de toda a comunidade escolar e os próprios moradores do local envolvidos para o êxito das propostas trabalhadas com as crianças.

“É muito prazeroso ver o resultado dos trabalhos que foram desenvolvidos com tanto carinho pelas crianças e toda a comunidade esteve empenhada para garantir o sucesso da iniciativa. São ações que transformam as pessoas no contexto escolar, a sociedade como um todo, cumprindo a função que é despertar nas crianças o conceito de cidadania, cooperação por meio das vivências delas, conforme o meio em que estão inseridas nesta comunidade, valorizando o lugar que vivem”, declarou Ana Rose.

Alice também comentou sobre como as atividades têm influenciado de forma positiva na vida dos estudantes.  “Com o Programa A União Faz a Vida, estamos a cada dia mais fortalecendo os vínculos entre família e escola. Em cada projeto desenvolvido, destacamos a aprendizagem que vai além dos portões da escola, o Programa leva as crianças in loco daquilo que eles querem saber mais, pois eles são os protagonistas de suas próprias histórias”, ressaltou.

Sobre o PRS – Cerrado

O PRS – Cerrado é promovido pelo Instituto Brasileiro de Desenvolvimento e Sustentabilidade – IABS e a Rede ILPF, por meio da Embrapa, com a Coordenação Científica.   As ações são executadas através de parcerias que reúnem o doador dos recursos (Governo do Reino Unido), o Agente Financeiro (Banco Interamericano de Desenvolvimento, o BID), o beneficiário institucional (o Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, o MAPA).

O programa oferece uma série de ações formativas dirigidas para produtores e produtoras rurais, membros de organizações socioprodutivas, agentes de assistência técnica, gestoras e gestores públicos, estudantes e outros interessados.

O PRS- Cerrado também conta com parceiros locais como As Secretarias Municipais de Educação e Secretaria Municipal de Agricultura, o  Conselho Estadual das Associações das Revendas de Produtos Agropecuários do Estado de Mato Grosso (CEARPA-MT) e o Instituto Federal de Mato Grosso – IFMT.

Fonte: Prefeitura de Diamantino MT

Veja Mais

Deixe seu Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *