http://matogrossomais.com.br/wp-content/uploads/2019/02/5b985a7e968805d846ef0579dce43dff.jpg

Campanha Cuiabá 300 anos Unimed
Cuiabá, sexta, 26 de abril de 2019

MOBILIDADE URBANA

Estação Ipiranga será inaugurado no fim de fevereiro

DA ASSESSORIA

Davi Valle

Construída a partir de conceitos de segurança, conforto e sustentabilidade, a estação de ônibus da Praça Ipiranga, na Avenida Tenente Coronel Duarte, será entregue pela Prefeitura de Cuiabá no dia 28 de fevereiro. Para o mesmo mês, está prevista a inauguração do ponto da Praça Maria Taquara, localizada na mesma região. Somadas, as duas paradas apresentam fluxo de cerca de 10 mil passageiros diariamente.

De acordo com o titular da Secretaria de Mobilidade Urbana, Antenor Figueiredo, embora o modelo da Ipiranga se assemelhe ao da Estação Alencastro, a gestão optou por uma estrutura não fixa. Esta proposta considera a possibilidade de mudança, caso o projeto do Veículo Leve Sobre Trilhos (VLT) seja concluído pelo Governo do Estado.

O espaço, climatizado, contará com placas de energia solar e internet wi-fi.

“Diante do imbróglio sobre os modais de transporte, não seria viável instalar no local, módulos fixos. Então, solicitei que a equipe estudasse algo que atendesse à demanda, sem interferência na qualidade do serviço e ao mesmo tempo, que pudesse ser reaproveitado caso precise ser removido futuramente”, explica Antenor.

É importante reforçar que a obra é realizada em um espaço histórico, tombado pelo Instituto do Patrimônio Histórico Artístico Nacional (IPHAN) e que todos os critérios estabelecidos pelo órgão foram respeitados. “Além da chuva, que interferiu no prazo de entrega, tivemos que rever alguns pontos do projeto, para que toda a sua execução respeitasse as normas do IPHAN”.

A respeito das paradas na Maria Taquara, ele explica que a data de inauguração foi prorrogada, principalmente, em decorrência da série de adequações feitas na Praça. O modelo adotado no local é diferente do escolhido para a Praça vizinha e foi criado a partir da reutilização de contêineres.

O Secretário pede a contribuição da população na fiscalização e manutenção do patrimônio público. “Infelizmente muitos não têm respeito pelo bem estar coletivo. Há pontos de ônibus foram deteriorados e temos registros até de casos de roubo. No ponto recém instalado nas proximidades do Hospital Municipal de Cuiabá, já levaram as lâmpadas. Por isso pedimos atenção e cuidado. Estes bens pertencem a todos.”


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *