ALMT - Posto TRE - Abril

Alunos da UFMT visitam maior centro de Compras de MT

Na manhã de terça feira (23) o maior centro de compras do estado de Mato Grosso – Shopping Popular Cuiabá, recebe os alunos do 1º semestre do curso de geografia da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT). Visita que faz parte da grade curricular da disciplina de – Geografia Econômica – lecionada pela Profª Drª Camila Salles graduada pela Universidade de São Paulo (USP), que há três anos realiza a aula externa com seus alunos no Shopping.

O objetivo do curso é formar profissionais para atuar no magistério do ensino fundamental e médio, e em atividades de pesquisa, alicerçada pelos métodos e técnicas da Ciência Geográfica. Sendo assim prepara o aluno para atuar na educação básica, ensino fundamental e médio, em órgãos públicos e privados, e no magistério de nível superior após a integralização de cursos de pós-graduação.

Além do ensino o licenciado poderá atuar como pesquisador, realizar assessorias e consultorias pedagógicas, elaborar projetos de ensino, e junto às Editoras na produção de livros e materiais didáticos.

O acadêmico estuda os fundamentos do saber geográfico, teoria e método da geografia, didática, psicologia da educação, organização da educação básica brasileira, estágio nas Escolas, geografia econômica, urbana, agrária, política, regional e cultural, geologia, climatologia, biogeografia, cartografia, geoprocessamento, sociologia, entre outras.

Os calouros visitam o Shopping Popular não como consumidores, mas sim em uma aula extra classe onde conseguem materializar as histórias das pessoas que trabalham no espaço. “Para estarem ali trabalhando tem toda uma história e a história é coletiva, pois o Shopping só existe por acúmulo de histórias, não só mercadorias e sim pessoas”, destaca a professora Camila.

Para o aluno Astor Trasel desde o início do semestre – que foi em maio –  estudam geografia econômica, e dentro da matéria discutem as questões sociais, políticas, e econômicas do comércio, da população e de todo processo, desde antigamente até os dias atuais, e comenta.  “Aqui no Shopping Popular conseguimos pesquisar todo este processo, que foi um desenvolvimento de luta dos camelôs, a retirada deles do centro, e a busca das questão da valorização do pequeno comerciante, teoricamente na sala vimos tudo isto agora a gente está aqui vendo na prática.”

Para a professora é importantíssimo a visita e comenta, “os alunos tem outra dimensão, por mais que eles visitam o Shopping como consumidores, eles vem com um olhar para as mudanças e a história do Shopping, eu vou puxando, para eles tentarem entender este processo de constituição e formação do centro comercial.

A administradora do Shopping Sara Ferreira acompanha os alunos na explicação de como é administrado o espaço, os alunos são bem recepcionados pelos associados e cessionários. Portanto na visita desta manhã o proprietário do Box ‘Ari Capas’ –  senhor Ari –  que trabalha no Centro Comercial há 19 anos e faz parte da diretoria da associação, explica aos acadêmicos todo processo de desenvolvimento do Shopping Popular.

E ainda o presidente do Shopping Popular Sivaldo Oliveira relata aos alunos, que é uma história de muita luta  desde a vinda dos camelôs do centro até a construção. Lembra que ” passamos por enchentes e muito sol,  para os associados cumprir com os compromissos, que foram construir o Complexo Esportivo Dom Aquino e iniciar a obra do Shopping e o campo da antiga Prosol que tivemos que revitalizar, foram épocas difíceis mas que hoje somos vitoriosos.

Veja Mais

Deixe seu Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *