ALMT - Posto TRE - Abril

Vereador critica prefeito sobre situação financeira de Cuiabá

O vereador Diego Guimarães (Progressistas) rebateu o prefeito de Cuiabá, Emanuel Pinheiro (MDB), que disse nesta quarta-feira (28), que a “oposição vende o caos e que Cuiabá está bem administrada”.

O parlamentar fez duras críticas pelo rebaixamento de B para C na nota que mede a Capacidade de Pagamento (Capag) do Município.

“O prefeito me parece que faz da mentira algo recorrente da sua vida, e acha que a população é desinformada, que os vereadores não leem, não estudamos as matérias. Hoje, as contas públicas de Cuiabá estão extremamente comprometidas, e nós temos o temor que em breve, Cuiabá talvez vai ter atraso de salário para servidores públicos”, disse Diego.

A Capag é usada como referência para que a União dê aval para empréstimos tomados por estados e municípios. O prefeito reafirmou que a queda ocorre já que a Prefeitura contraiu empréstimos para obras de infraestrutura.

Segundo Emanuel, a medida em que as operações forem pagas, Cuiabá retoma a capacidade de endividamento.

“O rebaixamento da nota de Cuiabá pelo Tesouro Nacional com relação a sua capacidade de pagamento, não se deva aos financiamentos feitos pela Prefeitura, tanto é que são três quesito analisados, e neste Cuiabá tem nota A, e inclusive de 2018 para 2019 o nosso percentual de endividamento caiu”, rebateu Guimarães.

Segundo Pinheiro, a avaliação do Tesouro não prejudica as obras que estão sendo executadas na Capital. Afirmou também que não vê nenhuma anormalidade nas finanças e vem honrando todos seus compromissos.

“Vejo isso como uma situação absolutamente normal. Cuiabá está muito bem administrada, folha em dia, com as contas em dia. A Educação em dia, os salários em dia, RGA pago”, disse o prefeito.

Já para o vereador Diego, o problema de Cuiabá é a má gestão, a ausência de caixa por parte da Prefeitura e ausência de liquidez em relação a possibilidade de pagar fornecedores.

“O Prefeito tem que falar a verdade para a população e não ficar vendendo mentiras que nós, a oposição, está vendendo o caos”.

Veja Mais

Deixe seu Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *