Programa promove ações de combate à depressão em escolas em Cuiabá

O mês de setembro é dedicado a prevenção do suicídio, sendo a depressão um dos maiores causadores dessa fatalidade.

Pensando nisso, o Programa Primeiros Passos realiza diversas ações de combate a depressão nas escolas municipais e estaduais de Cuiabá.

O programa que teve início em agosto, foi instituído pelo gabinete do vereador Luís Cláudio (PP), e é coordenado pelo psicólogo Celso Silva Brito.

A ação promove palestras educativas que debatem temas como bullying, ansiedade, depressão e suicídio, possibilitando um espaço de interação, convivência e autoconstrução para crianças e adolescentes, de 11 a 18 anos, nas escolas municipais e estaduais da Capital.

Os alunos recebem a visita de um profissional da psicologia e uma equipe de apoio, para que sejam prevenidos e identificados casos da doença, que posteriormente possam ser atendidos de acordo com sua individualidade.

Luís Cláudio afirma que as pessoas estão cada vez mais distantes por conta dos avanços tecnológicos e que por isso, o convívio social é deixado de lado, afetando a saúde mental. Ele ainda completa que o programa Primeiros Passos deve continuar após o mês de setembro.

“A pesquisa de avanço da Organização Mundial da Saúde diz que 25% da população até 2050 estarão acometidos com a depressão, seja em um grau leve ou bem pesado. Então esse é um programa que só teve dia para começar, não tem dia para acabar”, explica.

*Com supervisão do editor

Veja Mais

Deixe seu Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *