ALMT - Posto TRE - Abril

Sindspen une mais de 200 pessoas na luta contra o câncer

Mais de 200 pessoas, entre elas jovens, adultos e crianças escalaram o morro de Santo Antônio do Leverger na manhã de sábado (19). O sol ainda não havia nascido, enquanto a turma já estava nos preparativos. Todos os participantes usaram camisetas personalizadas em prol do Outubro Rosa e Novembro Azul.

O evento foi realizado pela Diretoria de Esporte e Eventos do Sindicato dos Servidores Penitenciários (Sindspen) com o objetivo de apoiar a prevenção do câncer de mama, junto ao movimento que é realizado no mês de outubro e também a prevenção do câncer de próstata que acontece no mês de novembro.

Morro Santo Antonio

Antes de iniciar a caminhada o pessoal contou com um café da manhã a base de frutas, além de participarem de um aquecimento preparatório para poderem escalar o morro que tem o percurso de 950 metros.

A subida foi conduzida pelo professor de educação física, Wellington Gomes Bezerra de Oliveira. Ele orientou que seria uma escalada leve sendo assim, mesmo a pessoa não tendo hábito de praticar exercícios seria possível concluir o percurso. “Não é algo impossível”, disse.

Morro Santo Antonio

Uma das participantes do evento que abraça a ação de prevenção ao câncer é a agente penitenciária Suely Aparecida de Oliveira, ela que já enfrentou o câncer de mama em 2007 pôde realizar a escalada e concluir afirmando que venceu a doença. “Graças a Deus hoje eu estou aqui aproveitando essa oportunidade de realizar algo novo, respirar esse ar diferenciado, olhar para esse lugar incrível e poder dizer eu venci o câncer. O Sindspen está de parabéns por promover essa campanha que incentiva a pessoa a persistir, eu mesmo nunca havia subido um morro e optei em vencer as barreiras junto com cada um aqui presente”, enfatizou.

O evento contou também com a presença de muitos jovens atletas que praticam esportes, entre eles estava a Midian Pereira Cruz, na companhia de seu esposo e duas amigas. Ela conta que soube da ação pelas redes sociais e resolveu participar. “Vi o anuncio e chamei minha amiga e ela topou, hoje estamos aqui, nunca havíamos subido um morro foi uma experiência incrível. Parabenizo essa iniciativa do sindicato”, disse.

Morro Santo Antonio

Já a servidora Elssa Mendes estava acompanhada do esposo Luiz Carlos Amaro e do filho de 4 anos de idade. “Meu filho ficou apaixonado ao ver tudo do alto, tá querendo voar. Confesso que foi um sacrifício chegar até o topo, mas é gratificante o resultado. Esse evento é muito bacana, pois motiva a prevenção do câncer de mama”, contou.

A escalada do morro é o 3° evento promovido pela Diretoria de Eventos em prol de apoiar a conscientização e prevenção do câncer de mama e também de próstata. O diretor de Esporte e Eventos do Sindspen, Jorge Moraes contou como surgiu à ideia de realizar o evento esse ano no morro de Santo Antônio. “A sugestão surgiu dos próprios  servidores no evento do ano passado. E ao realizar essa escalada eu vejo que nós atendemos o nosso objetivo, que foi unificar os servidores junto com a população, pois há pessoas de vários lugares aqui presentes e com certeza foi um evento produtivo”, ressaltou.

O exemplo, de que o evento cativou pessoas de fora do município foi à participação da jovem Djane Maia Fonseca, que é moradora de município de Pedra Petra (a 243 km da capital). “Vi a publicação do evento no story de um colega e perguntei se eu podia participar, nisso realizei minha inscrição, e estou amando estar aqui hoje conhecendo pessoas novas, além de apreciar esse lugar maravilhoso”, contou.

Morro Santo Antonio

A presidente do Sindspen Jacira Maria da Costa parabenizou os diretores responsáveis pelo evento e o instrutor Wellington pelas orientações. “Mais uma vez os diretores de eventos estão de parabéns, a ação foi maravilhosa, teve muita coisa boa, pessoas alegres e a recepção também foi muito agradável. Durante o percurso foi gratificante ver as pessoas interagindo e ajudando uma a outra, além de ver a alegria delas ao concluírem o objetivo, na reta final, de chegar ao topo do morro, isso foi o melhor de tudo. Vamos continuar trabalhando para que o Sindspen Saúde continue focado no bem estar e na qualidade de vida dos servidores”, disse.

Jacira ressaltou a finalidade do evento, que foi abrir os olhos e chamar atenção das mulheres quanto à omissão do câncer de mama e aos homens ao câncer de próstata. “Tivemos a oportunidade de ter conosco pessoas que venceram o câncer. Então vamos nos prevenir quanto mais cedo possível, para termos condições de combater essa doença”, finalizou.

Confira a galeria de fotos pelo link: http://www.sindspenmt.com.br/galeria_foto.php?id=78

Veja Mais

Deixe seu Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *