https://matogrossomais.com.br/wp-content/uploads/2020/05/IMG_1095-1.jpg

ALMT - Posto TRE - Abril

EM TODO MT

Conheça as ações do Governo que ajudam o combate ao coronavírus

A área de Saúde e as ações voltadas à prevenção do contágio pelo novo coronavírus vêm sendo tratadas como prioridade pelo Governo de Mato Grosso desde a confirmação de situação de pandemia.

São medidas diretas e indiretas que resultaram em um processo de preparação para atender os primeiros casos, além de desenvolver uma campanha de conscientização sobre a importância do isolamento social e a utilização de máscaras de proteção facial.

A distribuição das máscaras também vem sendo fundamental para quem circula pelas ruas e estabelecimentos públicos e privados, assim como a disponibilização de um canal de atendimento.

Saldos que antes eram utilizados para o pagamento de empréstimos junto à União, foram suspensos pelo período de 180 dias pelo Supremo Tribunal Federal (STF) e passarão a ser destinados à Secretaria Estadual de Saúde (SES), para a aquisição de equipamentos, insumos, organização de leitos hospitalares, kits de testes, protetores, entre outros itens.

A preocupação inicial com pessoas consideradas do grupo de risco foi estendida aos demais, jovens e crianças em fase escolar que tiveram as aulas suspensas desde o dia 23 de março de 2020, assim como os que frequentam universidades públicas e privadas no intuito de evitar aglomerações e dificultar a disseminação do vírus.

Confira as iniciativas adotadas para auxiliar a população mato-grossense.

Estruturação

Além da Santa Casa, o Governo também está ampliando novos 210 leitos no Hospital Metropolitano, em Várzea Grande, dezenas de leitos nos hospitais regionais, além de abertura de leitos em parceria com os municípios

Após oficializar em decreto a necessidade de se fazer o isolamento social e restringir a forma de funcionamento em vários setores para evitar aglomerações, o Governo do Estado de Mato Grosso fez adequações na estrutura do Hospital Estadual Santa Casa e iniciou a construção de leitos no Hospital Metropolitano, em Várzea Grande. A unidade conta com 200 leitos para atender pacientes graves que contraíram o coronavírus.

Até o dia 4 de maio, Mato Grosso terá 1.273 leitos hospitalares públicos exclusivos. Serão 326 leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTI) para os casos graves e 947 leitos de enfermaria.  As ampliações no número de leitos em hospitais estaduais serão permanentes. A contração de 751 profissionais de saúde para reforçar o atendimento aos pacientes também foi aberta em edital.

Equipamentos hospitalares comprados no exterior serão encaminhados para o Hospital Metropolitano. Ao todo são 200 camas hospitalares e cinco mil óculos de proteção para profissionais da saúde.

Também estão a caminho do Estado as aquisições de camas hospitalares elétricas (255), macacões de proteção (40 mil), protetores faciais (5 mil), máscaras cirúrgicas (500 mil) e do tipo KN95 (50 mil). O Estado ainda adquiriu 20 mil testes Covid-19, 215 monitores e 120 respiradores. Além de habilitação de laboratórios particulares para realizar o exame de coronavírus e a criação de Central de Atendimento para tirar dúvidas da população via 0800 647 1223.

Higienização e desinfecção

Bombeiros realizam desinfecção no aeroporto Marechal Rondon
Créditos: Darlan E Silva

Houve desinfecção de locais com circulação de pessoas, como o aeroporto Marechal Rondon e as rodoviárias de Cuiabá e Várzea Grande. Fiscalização em bares e restaurantes para orientar proprietários e clientes sobre as medidas de combate ao novo coronavírus. Distribuição de álcool gel para hospitais estaduais, municipais e unidades essenciais em todo o Estado como delegacias, presídios, quartéis da Polícia Militar, prefeituras e secretarias.

O transporte público também passou por alterações como a redução da frota em circulação e a orientação para que os passageiros façam o trajeto sentados. Em transporte por táxi e motorista de aplicativo, fica proibida a utilização do banco dianteiro do passageiro. A parte interna do veículo deverá ser submetida a assepsia após a finalização de cada corrida.

Uso e distribuição de máscaras

Entrega de máscaras à população em frente a Caixa Econômica
Créditos: Tchelo Figueiredo/Secom-MT

Lançamento da campanha “Eu Cuido de Você, Você Cuida de Mim”, para a conscientização do uso de máscaras, seguida da publicação da lei que obriga o uso das máscaras em locais públicos e privados, sob penalidade de multa no valor de R$ 80 ao responsável pelo estabelecimento.  A proteção, mesmo que artesanal, passa a ser obrigatória a partir do dia cinco de maio e já foram distribuídas mais de 80 mil máscaras de tecido para servidores e a população que vive em municípios com casos confirmados no Estado.

Além das máscaras, foram entregues à população, panfletos com dicas de utilização e higienização, visando a prevenção da propagação do vírus. A previsão é distribuir 150 mil máscaras artesanais durante a campanha.

Reeducandos lotados em unidades prisionais também contribuíram no processo de confecção das máscaras que foram doadas para hospitais. Recentemente o Governo reabriu os parques estaduais e os frequentadores devem manter a distância de social de 1,5 metros, evitar atividades em grupo e usar máscara durante todo o período de permanência, inclusive durante as atividades físicas. Os usuários devem deixar o parque assim que finalizar os exercícios.

Registros da Covid-19 e recomendações

Tchélo Figueiredo – Secom/MT

A Secretaria Estadual de Saúde (SES-MT) notificou, até a tarde desta sexta-feira (01.05), 321 casos confirmados da Covid-19 em Mato Grosso, sendo registrados 11 óbitos em decorrência do coronavírus. Porém, no início da tarde deste sábado (02), veio a confirmação do 12° óbito, a ser notificado no próximo boletim da SES).

Dos 321 casos confirmados, 104 estão em isolamento domiciliar e 188 estão recuperados. Há ainda 18 pacientes hospitalizados, sendo nove em Unidade de Terapia Intensiva (UTI) e nove em enfermaria.

O Ministério da Saúde orienta os cuidados básicos para reduzir o risco geral de contrair ou transmitir infecções respiratórias agudas, incluindo o novo coronavírus. Entre as medidas estão:

– Lavar as mãos frequentemente com água e sabão por pelo menos 20 segundos. Se não houver água e sabão, usar um desinfetante para as mãos à base de álcool;

– Evitar tocar nos olhos, nariz e boca com as mãos não lavadas;

– Evitar contato próximo com pessoas doentes. Ficar em casa quando estiver doente;

– Cobrir boca e nariz ao tossir ou espirrar com um lenço de papel e jogar no lixo;

– Limpar e desinfetar objetos e superfícies tocados com frequência;

– Usar a máscara quando sair de casa e fazer a lavagem diariamente.

Veja Mais

Deixe seu Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *