https://matogrossomais.com.br/wp-content/uploads/2020/08/aa10bf58bf587540cc973d1007b717af.jpeg

ALMT - Posto TRE - Abril

ANTIGOS CARCERÁRIOS

Com 20 votos deputados aprovam PEC 05 que cria a Policia Penal em MT

DA ASSESSORIA / GIZELE CARVALHO
[email protected]

Divulgação

Antigos carcerários, depois agentes penitenciários e agora Policiais Penais do Estado de Mato Grosso. Deputados Estaduais aprovaram em primeira votação o Projeto de Emenda Constituição (Pec) 05/2020 que altera e acrescenta dispositivos à Constituição do Estado de Mato Grosso e cria a Polícia Penal Estadual.

A Pec 05 que é de autoria do deputado estadual, João Batista teve 20 votos favoráveis e 2 ausentes na Assembleia Legislativa nesta terça-feira (18). O projeto deverá ir para segunda votação em planário  em um prazo de 15 dias.

A Polícia Penal vinculada ao órgão administrador do sistema penitenciário do Estado é responsável pela segurança dos estabelecimentos penais. Com a aprovação ficou alterado o inciso VII do art. 25 da Constituição do Estado, que passa a vigorar com a seguinte redação: Art. 25 (…) VII – organização administrativa e judiciária do Poder Judiciário, do Ministério Público, da Procuradoria Geral do Estado, da Defensoria Pública, do Tribunal de Contas, da Polícia Judiciária Civil, da Polícia Militar e do Corpo de Bombeiros Militar e da Polícia Penal.

“Surgiu no Brasil à necessidade de especializar os profissionais no Sistema Penitenciário e essa transformação que já vem sendo realizada dentro do Sistema Penitenciário desde 2010 pelos antigos agentes penitenciários e agora policiais penais, pois não tem como se trabalhar processo de recuperação em um ambiente que não há disciplina. A criação da Policia Penal no Estado trás justiça, legaliza e acompanha a emenda 104 do Governo Federal”, disse o deputado estadual e representante do Sistema Penitenciário na ALMT, João Batista .

O deputado estadual Wilson Santos em sua oportunidade na tribuna homenageou o parlamentar João Batista pela vitória. “É aplausível ver a defesa que o João Batista faz por sua categoria ele segue um seguimento e se dedica a esses profissionais. A vitória de hoje foi inédita em tudo que já foi feito por essa categoria, antigo carcereiros, depois agente penitenciário e agora policiais penais. Parabéns por essa conquista foi um verdadeiro golaço”.

A Emenda Constitucional nº 104, de 4 de dezembro de 2019 que alterou o inciso XIV do art. 21, o § 4º do art. 32 e o art. 144 da Constituição Federal, que cria e promove as polícias penitenciárias como órgãos de segurança pública nos âmbitos federal, estadual e distrital, além de conferir aos agentes penitenciários os direitos inerentes à carreira policial.

A presidente do Sindspen, Jacira Maria comemorou a vitória e agradeceu os deputados pelos votos. “Graças a Deus e ao trabalho intensivo que foi feito até chegarmos aqui conseguimos tornar realidade essa luta de anos. Agradeço o papel que o João vem desempenhando na ALMT e na sua trajetória de vida, na qual tem se dedicado aos servidores, principalmente os que fazem parte da sua carreira. Agradecemos também a todos os deputados que entenderam a necessidade de se tornara a policia penal em uma realidade acompanhando outros Estados, que Deus abençoe todos os Policiais Penais do Brasil em especial os de Mato Grosso”, finalizou.

Veja Mais

Um comentário em “Com 20 votos deputados aprovam PEC 05 que cria a Policia Penal em MT”

  1. ROZIMARQUES VALIM DE MOURA disse:

    Gostaria de ter acesso ao texto, alguém sabe onde encontra-lo?

Deixe seu Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *