https://matogrossomais.com.br/wp-content/uploads/2020/11/WhatsApp-Image-2020-11-24-at-08.51.06.jpeg

UM BASTA AO MACHISMO 

‘Caminhada em respeito às mulheres’ reafirma compromisso de Márcia

Marcus Mesquita

‘Caminhada em Respeito às Mulheres’ reafirma compromisso de Márcia e Emanuel Pinheiro com políticas públicas voltadas para elas

Centenas de pessoas se reuniram na noite dessa segunda-feira (23) na praça Alencastro, e um só propósito, que às mulheres continuem alcançando seu espaço e sendo respeitadas por aqueles que pregam o machismo e tentam diminuí-las. O ato denominado “Caminhada Em Respeito às Mulheres” foi liderado pela primeira-dama Márcia Pinheiro.

Ao conversar com elas,  Márcia destacou o maior conjunto de políticas públicas voltados para mulheres na gestão do candidato à reeleição e prefeito da Capital, Emanuel Pinheiro (MDB).

Um dos maiores destaques da gestão é o programa Qualifica Cuiabá, que garantiu formação profissional  de mais de 3 mil mulheres, especialmente em bairros mais carentes da cidade, tornando-as novas empreendedoras. Além disso, a gestão possui mais de 11 mulheres frente ao comando de secretarias municipais. Márcia cita que para a próxima gestão a meta é criar o projeto que irá amparar os ‘filhos do feminícido’, que são crianças que tiveram suas mães mortas pelos companheiros. Neste caso, as crianças receberão um auxílio de R$ 500 até completarem a maioridade e também acompanhamento psicológico.

“Este é um dia tão especial. Vocês estão aqui por causa das ações que valoriza às mulheres. Temos mais de onze mulheres sob o comando de secretarias. Essa gestão valoriza às mulheres, aqui somos felizes e independentes. Queremos avançar em políticas públicas para vocês mulheres, precisamos avançar e cuidar das nossas meninas, jovens e da terceira idade. Que a gente combata o machismo, porque o lugar da mulher é onde ela quiser. Vamos vencer todos os preconceitos, a arrogância e o machismo.  Nós fizemos a primeira sala de acolhimento do Brasil, para as mulheres vítimas da violência doméstica possam ser cuidadas. A gente não fala, a gente faz. A gente promete e cumpre. Reformamos toda a casa de amparo para acolher as mulheres no momento mais difíceis de suas vidas. Tem também o Qualifica Mulher, onde conseguimos com isso, não só combater a violência doméstica, mas que elas consigam com os cursos de qualificação poder cuidar da sua família, dos seus filhos, ter uma renda própria. É hora da virada. Pessoas que  não tem compromisso com ninguém, vai ter com vocês?  Não precisamos de  pessoas que denigrem a nossa imagem.  Tem gente embriagado pelo poder, que a qualquer custo quer o poder. Não vamos deixar que esse pessoal retirem o que já implantamos até agora, a exemplo, da Secretaria da Mulher, o Qualifica Cuiabá e todos os projetos para às mulheres”, destacou a primeira-dama.

Por fim, Márcia lembrou de outras ações voltadas para as mulheres como a criação da Secretaria das Mulheres e o  primeiro Espaço de Acolhimento às Mulheres Vítimas de Violência Doméstica do país . O espaço funciona no Hospital Municipal de Cuiabá – Dr. Leony Palma de Carvalho. Todo projeto foi delineado com auxílio da farmacêutica Maria da Penha, que é hoje a grande referência dos movimentos de defesa dos direitos das mulheres.

Veja Mais

Deixe seu Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


ÚLTIMA ATUALIZAÇÃO

  • 24 de novembro de 2020 às 15:07:19
  • 24 de novembro de 2020 às 15:06:19