https://matogrossomais.com.br/wp-content/uploads/2022/02/WhatsApp-Image-2022-02-23-at-15.41.56.jpeg

ALMT - Posto TRE - Abril

EM CUIABÁ

Medeiros pede apoio da União para recuperar prédios históricos

DA REDAÇÃO / MATO GROSSO MAIS
[email protected]

Da assessoria

Em reunião com o secretário especial da Cultura, Mário Frias, nesta terça-feira (22), o deputado federal José Medeiros (PODE) solicitou apoio do Governo Federal para o projeto de recuperação e reforma da Igreja bicentenária Nossa Senhora da Boa Morte de Cuiabá. O projeto de reforma da igreja, que é tombada pelo patrimônio histórico e artístico de Mato Grosso, está orçado em quase R$ 2 milhões.

“Atendendo uma solicitação da Mitra Arquidiocesana de Cuiabá me reuni com o secretário Mário Frias para pedir apoio para reformar e recuperar um dos símbolos da religiosidade e da cultura cuiabana e mato-grossense. Entregamos o projeto e as planilhas de custos para que a Secretaria da Cultura, que faz parte da estrutura do Ministério do Turismo, possa analisar e definir o apoio financeiro”, informa Medeiros.

Além da Igreja Boa Morte, o parlamentar solicitou apoio para recuperar outros prédios históricos de Cuiabá e de outros municípios, que foram tombados como patrimônio do estado.
“Independentemente da religião, precisamos entender que a reforma dessas igrejas e prédios históricos contribuem para preservação da nossa cultura, história e fomenta o turismo. A cultura é um dos principais atrativos turísticos de uma cidade, estado ou país”, destaca Medeiros, que é membro da Comissão de Cultura e de Desenvolvimento Urbano da Câmara Federal.

O projeto de reforma da Boa Morte, de acordo com o deputado, já foi elaborado pela arquidiocese com apoio do Fundo Municipal de Cultura de Cuiabá. Agora, ele está na fase de captação de recursos para a execução da obra.
O principal problema do prédio são os diversos pontos de infiltrações, que estão deteriorando e colocando em risco a edificação.

Inaugurada em 1845, a Igreja da Boa Morte foi tombada pelo patrimônio histórico e artístico em 1987. Localizada no centro histórico de Cuiabá, a igreja está no roteiro cultural e turístico do estado.

Veja Mais

Deixe seu Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


ÚLTIMA ATUALIZAÇÃO

  • 24 de fevereiro de 2022 às 12:31:56