https://matogrossomais.com.br/wp-content/uploads/2022/06/tagreuters.com2022binary_LYNXNPEI4H0VN-FILEDIMAGE-e1652977612489.jpg

ALMT - Posto TRE - Abril

"INACREDITÁVEL"

Após Nunes derrubar cassação de deputado, Bolsonaro critica TSE

REUTERS/Adriano Machado

O presidente Jair Bolsonaro (PL) voltou a criticar o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) nesta quinta-feira (2), ao comentar a decisão do ministro do STF Kassio Nunes Marques que anulou, em decisão monocrática, a cassação do deputado Fernando Francischini.

Bolsonaro considerou “inacreditável” a decisão do TSE que havia determinado a perda do mandato do parlamentar, em outubro do ano passado, por disseminar notícias falsas sobre as eleições de 2018.

“Nunes Marques deferiu uma liminar favorável à restituição do mandato do deputado Francischini, estadual do Paraná. É uma coisa inacreditável a cassação desse parlamentar”, afirmou o presidente.

Em vídeo divulgado nas redes sociais em 2018, Francischini disse que algumas urnas eletrônicas estavam programadas para computar votos para o PT.

Na live desta quinta, Bolsonaro ainda apoiou a tese do deputado e disse que as fraudes ocorreram “em larga escala”.

“Eu recebi vários vídeos, telefonemas. O cara ia apertar o 17 e aparecia o 13. Ninguém falava o contrário, que ia apertar o 13 e aparecia o 17. Coisas que acontecem em larga escala, e o TSE não se explicou no tocante a isso.”

O presidente disse também que o TSE está agindo de maneira antidemocrática.

“Sabemos que o TSE está tomando medidas arbitrárias contra o estado democrático de direito. Atacam a democracia, a transparência. […] Há poucos dias, o ministro Fachin convidou 200 observadores internacionais para acompanhar as eleições aqui. Eu pergunto: o que eles sabem? O que eles veem dentro da sala secreta? Eles têm condição de saber alguma coisa? O sistema eleitoral do Brasil é igual aos dos países deles?”

Procurado pela CNN, o TSE disse que não vai se manifestar sobre a fala.

Erika Kokay

Durante a transmissão, Bolsonaro ainda usou uma fala da deputada petista Erika Kokay para sustentar a tese de que as eleições de 2018 foram fraudadas.

A parlamentar afirmou, no último dia 29, que “Bolsonaro não seria presidente se as eleições de 2018 não fossem fraudadas”.

Depois de bolsonaristas tentarem deturpar a declaração, Kokay esclareceu que fazia referência ao movimento que retirou Lula da disputa eleitoral e que acredita na lisura do sistema eleitoral brasileiro.

Bolsonaro sugeriu que Alexandre de Moraes tomasse alguma providência contra a deputada.

“O que são fake news para o Alexandre de Moraes? Ele vai querer pegar, em uma canetada, 20 candidatos de direita…Olha, a Erika Kokay dizendo que houve fraude em 2018. Ela deveria ser a primeira pessoa a apoiar o voto impresso. Quero ver qual é a medida que ele vai tomar contra a Erika Kokay. Se bem que eu, particularmente, acho que não tem que tomar medida nenhuma. É um direito dela falar, ela é parlamentar. Se eu me achar ofendido ou você, entra na Justiça.”

Debate

A CNN realizará o primeiro debate presidencial de 2022. O confronto entre os candidatos será transmitido ao vivo em 6 de agosto, pela TV e por nossas plataformas digitais.

*Publicado por Renan Porto

Veja Mais

Um comentário em “Após Nunes derrubar cassação de deputado, Bolsonaro critica TSE”

  1. edemir disse:

    Aproveita que pode usar nome social e revela o seu Bolsonaro. porque nem com um moleque pode ser comparado sua falta de caráter, hombridade e índole de mongoloide.

Deixe seu Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


ÚLTIMA ATUALIZAÇÃO

  • 3 de junho de 2022 às 18:40:02