https://matogrossomais.com.br/wp-content/uploads/2022/09/35b553f210752b62b237752167e26be8.jpeg

Vara da Saúde lança novo site com acessibilidade e transparência

A Vara da Saúde lança nesta terça-feira (13 de setembro) um novo site para garantir mais acessibilidade e transparência na atuação do Poder Judiciário de Mato Grosso diante da judicialização da saúde.
 
O site varadasaude.tjmt.jus.br/ traz esclarecimentos a respeito da forma como é feito o trabalho da vara, como ela funciona, como atua, qual é a demanda processual, quem são os prestadores de serviço habilitados e seus contatos, como se estruturam os núcleos de apoio processual etc.
 
Pelo site, é possível que empresas interessadas em prestar serviços de saúde possam se habilitar e fazer parte da cotação que é realizada nos processos judiciais de demandas de procedimentos médicos e farmacológicos.
 
“O objetivo da Vara da Saúde é dar maior publicidade aos atos. Com a criação do site, vai haver uma maior transparência e teremos tudo detalhadamente explicado”, afirma o juiz titular da Vara da Saúde, José Luiz Leite Lindote.
 
Núcleos de apoio – Outro ponto trazido pelo hotsite é a atuação dos núcleos de apoio, que são os eixos-base do trabalho da Vara da Saúde para além da atuação judiciária.
 
NAT-Jus: Núcleo de Apoio Técnico do Poder Judiciário de Mato Grosso – Fornece subsídios técnicos por meio de pareceres feitos por especialistas da área da saúde para auxiliar os juízes em decisões que envolvam processos de saúde. O núcleo não é exclusivo da Vara da Saúde, pois auxilia magistrados de todas as comarcas de Mato Grosso, dando um suporte considerável à vara que trata exclusivamente do assunto.
 
NAJ – Núcleo de Apoio Judicial – Estrutura interna da Vara da Saúde, composta por servidores da Secretaria de Estado de Saúde que auxilia o magistrado da Vara da Saúde confeccionando pareceres técnicos e orientações em tempo real.
 
Por meio do trabalho do Núcleo, os processos judiciais de saúde em que o Estado figura como parte são acompanhados do início até a fase final de cumprimento da decisão.
 
NASP – Núcleo de Apoio à Saúde Pública –  Setor interno da Vara da Saúde composto por cinco analistas judiciários, servidores de carreira, que desempenham a parte administrativa da unidade judiciária. Cotação de valores, organização, autorização, recebimento, pagamentos e minutas de alvarás fazem parte do escopo de trabalho do setor.
 
Cejusc da Saúde – O novo site também traz uma guia exclusiva para o Centro Judiciário de Solução de Conflitos e Cidadania da Saúde Pública (Cejusc da Saúde), um braço da Vara da Saúde que possui competência para atuar nos processos de saúde de todo o estado de Mato Grosso que tramitam em qualquer vara e também na esfera administrativa pré-processual.
 
Havendo o descumprimento da tutela de urgência ou da sentença que julga procedente o mérito da ação (referente às obrigações de fazer que envolvam o direito à saúde pública), a demanda é remetida ao Cejusc da Saúde.
 
 
#Paratodosverem
Esta matéria possui recursos de texto alternativo para promover a inclusão das pessoas com deficiência visual.
Primeira imagem: foto horizontal colorida do juiz José Lindote. Ele está em seu gabinete, sentado à mesa, onde há um computador, vários papéis, celular e material de escritório. O juiz veste terno preto, camisa branca e gravata azul listrada.
Segunda imagem: print de tela com a página inicial do site da Vara da Saúde. A página possui dois ícones principais: o da Vara da Saúde, que é composto por uma cruz em tons de azul e verde e um boneco branco de braços abertos, e o do Cejusc da Saúde, formado por uma esfera azul com uma linha vermelha que simula batimentos cardíacos. Ambos possuem o letreiro Vara da Saúde e Cejusc da Saúde e estão na parte superior e esquerda da tela. À direita há a imagem de uma menina sorrindo. Ela usa tranças, aparelho nos dentes e sorri. Abaixo há um quadrante com o link: “habilite-se para ser uma empresa parceira. Clique aqui”. O site ainda possui as guias Vara da Saúde, Cejusc Saúde, Núcleos de Apoio, Empresas habilitadas e Fale Conosco.
 
Mylena Petrucelli
Coordenadoria de Comunicação do TJMT
 
 

Fonte: Tribunal de Justiça de MT

Veja Mais

Deixe seu Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *