https://matogrossomais.com.br/wp-content/uploads/2022/11/63fc117e0f26ca4ba9ab6cb5f05dbbab.jpeg

ALMT - Posto TRE - Abril

RECONHECIMENTO

Cuiabá é premiada por destaque nas áreas de desenvolvimento socioeconômico e ordem pública

DA REDAÇÃO / MATO GROSSO MAIS
[email protected]

Luiz Alves

Cuiabá foi eleita pelo Prêmio Band Cidades Excelentes como a melhor cidade mato-grossense, acima de 100 mil habitantes, nos pilares de desenvolvimento socioeconômico e ordem pública. A avaliação é referente ao ano de 2022 e foi realizada pelo Grupo Bandeirantes de Comunicação, em parceria com o Instituto Aquila.

Foram considerados os critérios: PIB per capita; Índice GINI da renda domiciliar per capita, Jovens entre 18 e 20 anos que completaram o ensino médio; pessoas com 25 anos ou mais que completaram o ensino superior; percentual de pobres na população; salário médio; população ocupada; taxas de homicídios, de mortes por arma de fogo, e de mortes no trânsito.

Somando todos esses parâmetros, Cuiabá alcançou a pontuação 65,84, considerada a melhor entre todas as cidades de Mato Grosso que possuem uma população acima dos 100 mil habitantes. De acordo com a organização da premiação, todos os dados utilizados para a avaliação e definição dos vencedores são coletados de fontes públicas.

“Cuiabá tem um enorme potencial de desenvolvimento e, como gestão pública humanizada, trabalhamos para que isso ocorra de forma justa, alcançando prioritariamente aqueles que mais precisam. Mais uma vez ganhamos destaque em uma premiação nacional e nossa meta é continuar fomentando políticas públicas que coloquem Cuiabá como protagonista”, comenta o prefeito Emanuel Pinheiro.

A PREMIAÇÃO

O Prêmio Band Cidades Excelentes é promovido com o objetivo de reconhecer, fomentar e incentivar as boas práticas da gestão pública para melhorar a realidade dos 5.570 municípios brasileiros. O instrumento utilizado na avaliação e julgamento é o Índice de Gestão Municipal Aquila (IGMA), que reúne as informações públicas mais atualizadas.

Todas as cidades brasileiras estão automaticamente pré-inscritas na premiação e são separadas três categorias de avaliação na etapa estadual. A iniciativa também abrange cinco categorias na fase nacional, que deve ocorrer ainda neste mês de novembro, em Brasília, reunindo gestores públicos de todo o Brasil.

Veja Mais

Deixe seu Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *