https://matogrossomais.com.br/wp-content/uploads/2023/05/333-1.jpg

ALMT - Posto TRE - Abril

RETORNO

Em nome do filho, Jean Chera volta a jogar sem medo do passado

Laura Monteiro

Jean Chera repetiu algumas vezes que vê a própria vida como um livro aberto. Aos 28 anos, quase cinco depois de encerrar uma trajetória que nasceu promissora, o antigo garoto-prodígio do Santos comparado a Neymar vai retomar a carreira bem distante da badalação.

Na possível última chance de provar que pode jogar profissionalmente, o meia-atacante atuará no EC São Bernardo, clube da terceira divisão paulista.

A superexposição da infância ficou no passado, mas um desejo infantil pesa para Jean Chera “dar a cara a tapa” e tentar emplacar como profissional depois de largar as chuteiras e buscar outras carreiras, como nos jogos eletrônicos.

O filho Leonardo, de seis anos, aprendeu a ler e entender o mundo que o cerca. Não demorou para as notícias sobre o pai, famoso aos nove anos como jogador do Santos, virarem pauta nos encontros recentes. As perguntas infantis despertaram um desejo adormecido.

– Ele me pergunta: “Pai, por que você parou de jogar? Pai, por que você não volta a jogar? Pai, você jogou no Santos”. Quero voltar para provar para mim também do que sou capaz, claro. Seria histórico alguém voltar e atuar em alto nível depois de cinco anos longe – disse Jean, em entrevista ao ge na última segunda-feira, dia em que vestiu pela primeira vez a camisa do novo time.

– Quero mostrar para ele (Leonardo) que podemos fazer o que sonharmos na vida, independentemente da idade, ele pode fazer e ser quem quiser. E até passar uma mensagem para meninos de 25, 26 anos que me mandaram mensagem no Instagram dizendo: “Pô, Jean, vi sua entrevista e quero voltar a jogar” – relatou.

Recém-chegado, Jean Chera encontrou um clube mobilizado para criar um ambiente confortável. A infraestrutura é modesta, mas conta com trabalho multidisciplinar, aliando preparação física até nutrição.

O clube ainda possui um alojamento próprio com 17 apartamentos para o time profissional, que serve também para integrar o elenco e proporcionar uma sensação de pertencimento. Jean, hoje morador de São Paulo, quer aproveitar a estrutura para acelerar a adaptação aos novos colegas no ABC.

Esse trabalho em conjunto tem um primeiro objetivo. São pouco mais de 40 dias para Jean Chera adquirir o mínimo de condição para reforçar a equipe no início de julho, data de início da Copa Paulista. O clube bateu na trave para subir à Série A2 nesta temporada – caiu nas semifinais da Série A3.

O plano é ter o ex-Santos e Flamengo por pelo menos 30 minutos nas primeiras partidas. Não há rebaixamento na Copa Paulista, cenário considerado ideal para o atleta ser utilizado, segundo a direção. O foco está em chegar à final para conseguir uma vaga no Brasileirão da Série D ou na Copa do Brasil, ambos de 2024.

Nova (velha) exposição

Fora de campo, o tratamento com o meia-atacante mudou a rotina do clube, que também enxerga Jean Chera como uma oportunidade de marca. O EC São Bernardo contratou uma produtora para gravar uma espécie de websérie deste retorno aos gramados.

A exposição voltou, mas agora com o consentimento de um homem de 28 anos.

O plano para voltar veio também com muita reflexão durante a meia década de afastamento. O último clube de Jean Chera foi o Sinop, em 2017, que antecedeu aventuras em outros campos, como e-sports (Fifa) e o futevôlei.

O período longe dos gramados trouxe momentos ruins. Embora julgue ter a “cabeça boa”, inclusive dispensando consultas com psicólogos até hoje (algo que promete mudar, principalmente por insistência da noiva), Jean enfrentou obstáculos internos.

– Vi que tudo deu errado e fiquei triste demais quando parei em 2017. Era frustrante – recordou.

Veja Mais

Deixe seu Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *